Bebês prematuros do Hospital e Maternidade Dona Regina recebem terapia com ofurô

Bebês prematuros precisam de muitos cuidados e o Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR), sempre atendo ao serviço humanizado e de qualidade, oferece aos nenéns das áreas neonatais de Unidade Intermediária (UI) e Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI/NEO) o banho de ofurô.

A técnica oferecida na unidade hospitalar tem a finalidade de promover relaxamento e tranquilidade aos pequenos e como consequência a melhora no quadro clínico.  A fisioterapeuta da UTI neo do HMDR, Isabel Costa Pimentel, realiza os banhos de ofurô nos bebês. “É uma técnica que a gente utiliza a água quentinha, dura de cinco a dez minutos e depende da aceitação do bebê. Não fazemos com todos, pois é necessário avaliar o quadro clínico, além de não hiperestimulamos eles e alternar os dias de banhos”. 

Fisioterapeuta da UTI neo do HMDR, Isabel Costa Pimentel, realiza os banhos de ofurô nos bebês. Foto: Erlene Miranda
Anúncio no meio do texto

Segundo a profissional de saúde, os bebês lembram do útero materno ao receberem o banho e conseguem muitos benefícios. “O ofurô auxilia no ganho de peso, na correção de padrões respiratórios, além de auxiliar o bebê a ter alta mais rápido. Também orientamos as mamães a darem continuidade à terapia em casa”, conclui. 

O pequeno Henrique Aguiar Neves, de apenas 17 dias, está internado na UTI/NEO desde o nascimento e recebe o banho de ofurô. “Ele nasceu com 32 semanas e está bem, apenas aguardando alta. Eu não sabia que tinha essa terapia aqui no hospital, as meninas fizeram com ele nessa semana e me disseram que ele dormiu em seguida. Pretendo fazer essa técnica em casa, pois ela auxilia no desenvolvimento”, conta a mamãe Karina Aguiar.

 Banho de ofurô

O banho de ofurô é uma técnica de fisioterapia aquática de relaxamento que surgiu na Holanda, em 1997, e foi criada por obstetras e parteiras a fim de proporcionar um ambiente parecido com o útero materno aos bebês, sendo usada inicialmente em bebês prematuros. Após notar o estado de bem-estar que a terapia proporciona aos bebês, a técnica passou a ser utilizada para todos os recém-nascidos. 

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais