Governo convoca 139 municípios tocantinenses para o dia D da vacinação contra a Influenza e a Covid-19

O Governo do Tocantins promove no sábado, 29 de abril, o Dia D de Vacinação contra a Influenza e a Covid-19. A ação é organizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), que convocou todos os 139 municípios tocantinenses, os quais deverão abrir parte das mais de 300 salas de vacina existentes em todo o Estado.

A data é uma oportunidade para a população procurar os postos de vacinação, que até o momento tem apresentado baixos índices na procura. A imunização da Influenza, por exemplo, só aplicou 9,9% (47.097) das doses. E a da Covid-19, Pfizer Bivalente foram apenas 28,24% (42.270).

“A nossa decisão como Secretaria de Estado da Saúde, para a realização do Dia D, é aproveitar o momento e levar a população a se imunizar contra duas doenças que possuem proteção garantida e de forma gratuita. Esse é o momento para ampliarmos o número de pessoas imunizadas, com essas duas vacinas que protegem e salvam vidas”, comentou o titular da SES-TO, Afonso Piva de Santana.

Anúncio no meio do texto

Para quem não sabe, a vacina é gratuita e tem como objetivo reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções causadas pelo vírus da Influenza e da Covid-19. “A nossa meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários e até o momento nem 10% foi vacinado. Sabemos, como Secretaria de Saúde, que o Dia D é um dia marcante para toda a população tocantinense, que sempre se mobiliza para se proteger contra o vírus”, comentou a gerente de imunização da SES-TO, Diandra Sena.

“A orientação que passamos desde o inicio da campanha é que a vacinação seja realizada abrangendo todos os públicos prioritários, ou seja, a vacinação não está sendo realizada por fases, o que faz com que os gestores de saúde aproveitem as oportunidades”, acrescentou a gerente.

Quem pode tomar as doses?

– VACINA BIVALENTE: Toda a população acima de 18 anos de idade.

– VACINA DA INFLUENZA: Pessoas com mais de 60 anos; adolescentes em medidas socioeducativas; caminhoneiros; crianças de 06 meses a 5 anos (completos); forças armadas; forças de segurança e salvamento; gestantes e puérperas; pessoas com deficiência; pessoas com comorbidades; população privada de liberdade; povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas; professores; profissionais do transporte público; profissionais portuários; profissionais do sistema de privação de liberdade e trabalhadores da saúde.

Proteção

A vacina contra a gripe oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) possui a proteção trivalente e protege contra duas cepas do vírus influenza: A e B.

Já a vacina bivalente, tem este nome porque ela recebe um componente da cepa original do vírus (aquela de Wuhan) e mais um componente da variante ômicron.

Documentos

Para se vacinar é importante levar um documento de identificação com foto, carteira de vacinação e documentos que comprovem que a pessoa faz parte do grupo prioritário.

Doses recebidas

Neste ano, o Tocantins recebeu 550 mil doses da vacina contra a Influenza, que serão utilizadas para imunizar 549.933 pessoas que fazem parte dos públicos prioritários. Até o momento, apenas 47.097 pessoas foram imunizadas.

Desde o início da imunização contra a dose da Covid-19 Bivalente, em fevereiro de 2023, o Tocantins já recebeu 149.664 doses, destas 42.270 foram aplicadas.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais