Hospital Dona Regina inicia aplicação de Nirsevimabe contra bronquiolite em recém-nascidos

O Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos, em Palmas, iniciou na quarta-feira (12) a aplicação do anticorpo monoclonal Nirsevimabe, indicado para prevenção de bronquiolite e pneumonia causadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR).

A imunização está sendo realizada de forma imediata nos recém-nascidos (RN) internados na unidade hospitalar. Já para os bebês nascidos entre agosto e fevereiro, a aplicação ocorre mediante agendamento prévio pelo site https://missaoimunizar.palmas.to.gov.br/.

O Nirsevimabe atua na prevenção de quadros graves provocados pelo VSR, vírus associado a internações por complicações respiratórias em bebês, especialmente nos primeiros meses de vida.

Anúncio no meio do texto

O primeiro recém-nascido a receber a dose foi José Augusto Rodrigues Lima, prematuro de 34 semanas e 2 dias, que permaneceu 11 dias na UTI neonatal. A mãe, Maria Clara Rodrigues Lima, relatou a importância da imunização.

“Eu já achava muito importante para as gestantes e, principalmente agora que foi liberado para as crianças prematuras, pois nem todas as mãezinhas tiveram a oportunidade de tomar eu fui uma delas. Achei muito importante meu filho ter sido vacinado, pois é uma forma segura e eficaz de prevenção dos nossos pequenos, evitando graves consequências, como necessidade de oxigênio e complicações respiratórias. Fiquei muito grata por ter conseguido imunizá-lo”, destacou.

A coordenadora da Sala de Vacina, Teste do Pezinho e Testes Rápidos do hospital, Mariana Gontijo, afirmou que a expectativa é reduzir internações.

“Com o Nirsevimabe, esperamos reduzir de maneira expressiva o número de internações por bronquiolite e suas complicações respiratórias graves”, afirmou.

Já o diretor da unidade, Fernando Pinheiro, avaliou que a introdução do medicamento amplia a estratégia de prevenção.

“A introdução do Nirsevimabe no Hospital Dona Regina, a partir deste 12 de fevereiro, marca um momento histórico para a nossa unidade. Estamos ampliando a prevenção e garantindo mais segurança aos nossos recém-nascidos, especialmente os mais vulneráveis. É um compromisso com a vida e com a saúde das nossas crianças”, ressaltou.

Informações: Flávia Mendes/Governo do Tocantins

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais