Defesa Civil vistoria imóveis atingidos por vendaval em Palmas

Técnicos da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, acompanhados por equipes da Defesa Civil Municipal, realizaram na manhã desta terça-feira (3) vistorias em imóveis afetados pelo vendaval registrado no dia 8 de janeiro, no Jardim Taquari, em Palmas. As visitas integram a etapa final do relatório técnico elaborado pela prefeitura, que servirá de base para a solicitação de recursos ao Governo Federal destinados às famílias atingidas.

De acordo com a Defesa Civil, o vendaval provocou danos em mais de 570 imóveis. As vistorias técnicas têm como objetivo consolidar informações sobre os prejuízos e orientar a administração municipal quanto aos procedimentos necessários para a formalização do pedido de apoio financeiro.

Após as visitas, o coordenador-geral de Reestabelecimento da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Thiago Monico, explicou que o levantamento permitirá dimensionar com maior precisão os impactos do evento climático.

Anúncio no meio do texto

“Realizamos o trabalho de campo para verificar algumas situações pontuais e prosseguir com os trabalhos de orientação”, disse, ao acrescentar que, com a consolidação das informações no relatório técnico, o próximo passo será a solicitação de recursos junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

Para a quarta-feira (4), está prevista a realização de uma capacitação da comitiva nacional direcionada à equipe técnica da Defesa Civil Municipal, com foco nos procedimentos exigidos para a formalização das demandas federais.

Ação social

Segundo o secretário-executivo de Ação Social de Palmas, Amilson Rodrigues, o atendimento emergencial às famílias atingidas, com ações consideradas primárias, está em fase de conclusão pela prefeitura.

O gestor afirmou que a atuação do município entra agora em uma nova etapa após os danos provocados pelo evento climático.

“A comitiva técnica tem nos ajudado muito nesta nova fase do trabalho, com orientações para que tenhamos decisões assertivas e que visam atender os critérios para captação financeira do Ministério para ajudar nas ações de assistência humanitária, restabelecimento de serviços essenciais e a reconstrução das casas destruídas ou interditadas definitivamente em função do desastre”, concluiu o secretário.

Informações: France Santiago/Secom palmas

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais