Carga de esmeraldas com irregularidades fiscais é apreendida em Porto Nacional

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu, na tarde desta quinta-feira (22), quase um quilo de esmeraldas transportadas com documentação irregular durante uma fiscalização de trânsito realizada no município de Porto Nacional, região central do Tocantins.

A apreensão ocorreu por volta das 17h30, no km 440 da BR-010, após a abordagem a um veículo Chevrolet Onix. No carro estavam dois homens, de 36 e 29 anos, que informaram atuar como corretores e relataram estar negociando pedras preciosas do tipo esmeralda.

Durante a fiscalização, os ocupantes apresentaram uma nota fiscal e um laudo técnico emitido por um gemólogo. No entanto, os policiais identificaram divergências entre a quantidade de pedras transportadas e os valores descritos na nota fiscal, além de inconsistências nas informações constantes no laudo técnico apresentado.

Anúncio no meio do texto

Diante das irregularidades, a equipe da PRF acionou a Secretaria da Fazenda do Estado do Tocantins, que compareceu ao local e confirmou a incompatibilidade entre a documentação e o material transportado. Ao todo, foram apreendidos 996 gramas de esmeraldas, além dos documentos apresentados pelos envolvidos.

Segundo a PRF, a ocorrência foi enquadrada, inicialmente, como transporte de mercadoria nacional sem nota fiscal regular. As pedras preciosas e a documentação foram encaminhadas à Delegacia da Sefaz, em Palmas, onde serão adotadas as providências legais cabíveis.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais