Prefeitura de Palmas planeja requalificar rotatória da BR-010 em Taquaralto

A Prefeitura de Palmas apresentou nesta quarta-feira (21) os estudos preliminares para a elaboração do projeto de requalificação da rotatória da BR-010, em Taquaralto, em frente ao Ginásio Ayrton Senna. A intervenção busca melhorar a mobilidade na região sul da capital, em um dos pontos de maior fluxo de veículos, que conecta as avenidas Tocantins e Goiás.

A proposta inicial de viabilidade foi apresentada pelas secretarias municipais de Infraestrutura e Habitação e de Mobilidade, Planejamento e Desenvolvimento Urbano, em reunião com representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto). Participaram do encontro os superintendentes Luiz Antônio Ehrel Garcia, do Dnit, e Max Souza, da Ageto.

Segundo os estudos, a solução indicada é o rebaixamento da pista da BR-010, permitindo que o tráfego rodoviário siga em nível inferior, enquanto o trânsito local passaria por cima, com acesso às vias marginais e aos setores da região sul. A proposta foi encaminhada para análise técnica da Ageto e do Dnit. Após essa etapa, a prefeitura deverá elaborar o projeto executivo da obra.

Anúncio no meio do texto

Durante a apresentação, o prefeito Eduardo Siqueira Campos destacou a necessidade de atuação conjunta entre os entes públicos.

“Palmas só avança quando há união de esforços. Esse é um projeto estratégico para a Capital e só se torna possível graças à parceria sólida que estamos construindo com o Governo do Estado e com o Dnit. Paralelamente, já estamos executando a recuperação do asfalto na marginal leste da BR-010, corrigindo problemas históricos e garantindo mais segurança e conforto para quem trafega diariamente pela região”, afirmou o prefeito.

O secretário municipal de Infraestrutura e Habitação, Paulo Cezar Monteiro, explicou que caberá ao município a elaboração do projeto.

“Nosso objetivo é dar mais fluidez ao trânsito e garantir segurança aos moradores da região sul, com um acesso de qualidade em um ponto crítico de tráfego. O Município ficará responsável pela elaboração do projeto, o qual será doado ao Dnit, que conduzirá o processo de licitação para viabilizar a captação dos recursos necessários para a execução da obra”, ressaltou.

O superintendente do Dnit no Tocantins, Luiz Antônio Ehrel Garcia, afirmou que a proposta reforça a cooperação institucional.

“Essa parceria é fundamental para a construção de uma obra moderna de infraestrutura. Também vamos discutir o plano funcional para a extensão da duplicação no trecho entre as avenidas Goiás e Ipanema, algo muito importante para o sistema de mobilidade urbana de Palmas”, pontuou.

Já o secretário municipal de Mobilidade, Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Israel Henrique de Melo Sousa, avaliou que o projeto pode ajudar a resolver gargalos antigos.

“Este é um pontapé inicial que vai destravar diversas situações e antigos gargalos de mobilidade na cidade. Estamos tratando de uma intervenção estruturante, que vai organizar o fluxo viário e preparar a cidade para o crescimento futuro”, afirmou.

Informações: Alcione Luz/Secom Palmas

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais