Governo do Tocantins inicia planejamento de ações contra incêndios florestais para 2026

O Governo do Tocantins iniciou o planejamento integrado de prevenção e combate aos incêndios florestais para 2026, reunindo a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins. O alinhamento das ações começou em reunião realizada na manhã desta terça-feira (20), em Palmas.

O encontro foi conduzido pelo secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, com a participação do comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Peterson Queiroz de Ornelas, e do presidente do Naturatins, Cledson Lima. A reunião marca o início de uma série de diálogos estratégicos entre os órgãos responsáveis pelo enfrentamento às queimadas no estado.

Durante o encontro, o secretário Marcello Lelis afirmou que a orientação do Executivo estadual é antecipar e integrar as ações de combate ao fogo.

Anúncio no meio do texto

“Por determinação do governador Wanderlei Barbosa estamos construindo um grande e robusto plano de combate ao fogo para este ano”, afirmou Marcello.

O secretário também mencionou os resultados registrados no ano anterior e a necessidade de manter a articulação entre os órgãos.

“Mas é fundamental manter esse trabalho articulado, com base em dados, tecnologia e participação de todos os parceiros envolvidos”, completou.

Resultados e dados ambientais

Na reunião, foram apresentados dados do Centro de Informações Geográficas em Gestão do Meio Ambiente (CIGMA), plataforma lançada em 2025 pelo governo estadual para monitoramento ambiental. Segundo as informações, o Tocantins registrou redução de aproximadamente 34% na área queimada em 2025, em comparação com 2024.

Os focos de queimadas também apresentaram queda de 33,1%, passando de 17.244 registros em 2024 para 11.529 ocorrências acumuladas entre janeiro e dezembro de 2025.

De acordo com o governo, esses resultados estão relacionados ao Plano Integrado de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, elaborado de forma conjunta pela Semarh, Naturatins e Corpo de Bombeiros Militar. O plano previu investimentos de R$ 17,1 milhões, distribuídos entre ações de prevenção, monitoramento e combate.

Ações educativas

Também contribuíram para a redução dos focos de incêndio as ações do Projeto Foco, desenvolvido em parceria com instituições que integram o Comitê do Fogo. A iniciativa percorreu 60 municípios e realizou cerca de 2,6 mil ações de conscientização ambiental, alcançando aproximadamente 20 mil pessoas em comunidades rurais, propriedades agrícolas, aldeias indígenas e escolas.

As atividades foram intensificadas em municípios com maior incidência de queimadas ilegais, como Caseara, Angico, Esperantina, Lagoa da Confusão, Araguatins, Maurilândia do Tocantins e Palmeiras do Tocantins.

Também participaram da reunião a diretora de Inteligência Ambiental, Clima e Floresta, Letícia Vieira, o diretor de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos, Matheus Chagas, além de integrantes das equipes técnicas dos órgãos envolvidos.

Informações: Eunice Fleury/Governo do Tocantins

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais