Advogado mais antigo do Tocantins é nomeado como Diretor na OABTO

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OABTO) nomeou, nesta segunda-feira (12), o advogado Bolívar Camelo Rocha, de 97 anos, para o cargo de Diretor de Valorização Histórica da instituição. Reconhecido como o advogado mais antigo em atividade no Tocantins, ele passa a integrar oficialmente a diretoria da seccional.

Ao assumir a função, Bolívar Camelo Rocha comentou a nomeação e a trajetória na entidade.

“Neste momento, é com imensa alegria e gratidão que assumo um cargo na diretoria da OAB, a convite do presidente Gedeon, a quem sou profundamente grato pelo reconhecimento da minha dedicação ao longo de 22 anos de serviços prestados a esta instituição tão importante no cenário nacional”, afirmou.

Anúncio no meio do texto

A nomeação ocorre no contexto de ações voltadas à preservação da memória institucional da OAB Tocantins e ao reconhecimento de profissionais que atuaram na consolidação da advocacia no estado. O presidente da seccional, Gedeon Pitaluga Júnior, avaliou que a presença do advogado na diretoria representa o fortalecimento da entidade.

Trajetória profissional

Com atuação iniciada antes da criação do Tocantins, Bolívar Camelo Rocha ocupou cargos no Executivo e no Judiciário ao longo das últimas décadas. Em 1989, ano de criação do estado e com sede provisória da capital em Miracema, foi nomeado diretor da Secretaria de Indústria e Comércio. No mesmo ano, assumiu a função de diretor-geral do Tribunal de Justiça do Tocantins.

Em 1990, atuou como assessor jurídico durante a presidência do TJ-TO, e em 1993 voltou a exercer a função em outra gestão do tribunal. Em 1995, participou da campanha do programa Comunidade Justiça e Ação, iniciativa voltada à aproximação do Judiciário com a população.

Na área da magistratura alternativa, foi nomeado juiz leigo em 1996, com atuação inicial na comarca de Porto Nacional, e posteriormente transferido para Palmas, onde permaneceu até a aposentadoria compulsória. Também exerceu as funções de juiz árbitro e juiz conciliador árbitro em instituições de conciliação e arbitragem da capital.

Declarações pessoais

Durante discurso, o novo diretor afirmou que sua trajetória profissional está associada aos valores pessoais e familiares construídos ao longo da vida.

“Ao longo da minha trajetória, deixo um legado de valores e aprendizados para meus filhos, netos, irmãos, parentes e amigos e, especialmente, à minha saudosa e querida companheira Bárbara, que esteve ao meu lado em todos os momentos, com apoio incondicional, principalmente nos períodos mais difíceis”, declarou.

Bolívar também mencionou a importância da fé e da formação contínua em sua atuação profissional.

“Sempre busquei seguir o caminho traçado por Deus, que me guiou por diversas experiências e desafios, exigindo constante capacitação e crescimento”, afirmou.

Segundo a OAB Tocantins, a criação da Diretoria de Valorização Histórica integra iniciativas voltadas à preservação da memória institucional e ao reconhecimento de profissionais que contribuíram para a história da advocacia e da Justiça no estado.

Informações: ASCOM OAB-TO

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais