Governo do Tocantins aprova cursos de Medicina em Colinas e Psicologia em Palmas

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, anunciou na última sexta-feira (9) a aprovação do curso de Medicina na Universidade de Gurupi (Unirg), no câmpus de Colinas do Tocantins, e do curso de Psicologia na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), no câmpus de Palmas. As autorizações foram concedidas durante a plenária do Conselho Estadual de Educação (CEE/TO).

O curso de Medicina da Unirg em Colinas ofertará 60 vagas, com início das aulas previsto para fevereiro de 2026. O edital do vestibular será divulgado nos próximos dias.

O presidente da Fundação Unirg, Thiago Miranda, afirmou que a aprovação é um marco para o estado.

Anúncio no meio do texto

“Já estamos trabalhando para divulgar o vestibular nos próximos dias, com a previsão de início das aulas em fevereiro”, disse.

O curso de Psicologia da Unitins em Palmas, primeiro curso público da área na capital, ofertará 40 vagas ainda neste semestre. Metade das vagas será destinada a estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas.

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, destacou o impacto da medida.

“A criação do curso de Psicologia na Unitins representa esperança, oportunidade e investimento direto na juventude tocantinense”, afirmou.

O governador Wanderlei Barbosa avaliou a expansão como um avanço estratégico.

“Levar o curso de Medicina para Colinas e implantar o curso de Psicologia em Palmas representa um avanço significativo para o Tocantins. São oportunidades que ampliam o acesso ao ensino superior gratuito e contribuem diretamente para a melhoria da saúde e da qualidade de vida da nossa população”, declarou.

A iniciativa integra a política de interiorização do ensino superior público e gratuito no estado, com foco na formação de profissionais para atender demandas regionais, especialmente na área da saúde.

Informações: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais