Praias permanentes reforçam turismo e economia local durante férias no Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Turismo, está promovendo as praias permanentes como alternativa de lazer durante as férias de janeiro. Com estrutura fixa e condições naturais de uso contínuo, esses espaços reforçam o turismo e o lazer ao longo de todo o ano no estado.

A estratégia aproveita o período de férias escolares e recesso de muitas famílias, quando cresce a procura por atividades de descanso e contato com a natureza, especialmente nas praias de rio, que se consolidam como um dos principais atrativos turísticos do Tocantins.

Estrutura fixa amplia opções fora da temporada

Anúncio no meio do texto

Segundo a secretária de Estado do Turismo, Ana Maria Monteiro de Castro, as praias têm papel estratégico também fora da temporada oficial de julho.

“As praias do Tocantins são espaços de lazer, convivência e valorização dos nossos recursos naturais. Mesmo fora da temporada, as praias permanentes oferecem estrutura, segurança e serviços que permitem seu aproveitamento ao longo de todo o ano, especialmente no período de férias de janeiro”, salienta a secretária.

Durante o mês de janeiro, o destaque fica para praias com uso contínuo, como a Praia de Porto Real, em Porto Nacional, além da Praia da Graciosa, Praia do Caju, Praia das Arnos e Praia do Prata, em Palmas, e a Praia do Segredo, em Lajeado.

Impacto no turismo e na economia local

O gerente de Produtos Turísticos da Setur, Eduardo do Vale, explica que a atuação do Estado busca fortalecer esses espaços como atrativos permanentes.

“A Setur trabalha para valorizar as praias permanentes como atrativos turísticos estruturantes, que ampliam as possibilidades de uso turístico ao longo do ano, inclusive no período de férias de janeiro. Esse trabalho envolve orientação técnica, fortalecimento da governança local, incentivo à qualificação dos serviços e integração das praias às estratégias de promoção dos destinos turísticos do Estado”, ressalta.

Além do lazer, as praias permanentes contribuem para a dinamização da economia local, estimulando comércio, serviços e turismo.

“Elas estimulam diretamente o comércio, os serviços e o turismo, gerando oportunidades para bares, restaurantes, quiosques, ambulantes, artesãos, meios de hospedagem e prestadores de serviços. Em cidades como Palmas, por exemplo, as praias permanentes se consolidaram como atrativos urbanos estratégicos, que fomentam o comércio formal e também o informal, ampliando a circulação de pessoas, fortalecendo pequenos empreendedores e gerando renda para muitas famílias”, explica Eduardo do Vale.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais