Anvisa identifica risco em molho de tomate e proíbe comercialização de suplementos

O Procon Tocantins alertou consumidores sobre ações fiscais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária que resultaram na suspensão, apreensão e recolhimento de lotes de molho de tomate e suplementos alimentares comercializados de forma irregular. As medidas foram adotadas após a constatação de irregularidades sanitárias que podem representar riscos à saúde.

Entre os problemas identificados estão presença de corpo estranho em alimentos, uso de ingredientes não autorizados, falta de licença sanitária e alegações terapêuticas sem comprovação científica.

Molho de tomate

Anúncio no meio do texto

Um dos produtos atingidos é o molho de tomate Passata de Pomodoro Di Puglia, da marca Mastromauro Granoro, lote LM283. O recolhimento foi determinado após alerta internacional que apontou a presença de fragmentos de vidro no alimento, oferecendo risco à segurança do consumidor.

Suplementos alimentares

A ação da Anvisa também alcança o suplemento Neovite Visão, com proibição dos lotes 25G073, S25C004, S25C003, S25C002 e S25G072, da empresa BL Indústria Ótica Ltda. (Bausch Lomb). Os produtos foram fabricados com Capsicum annuum L. (páprica), ingrediente não autorizado, e apresentaram quantidade de Caramelo IV acima do limite permitido.

Também foram identificadas irregularidades nos suplementos Vitamina C Sucupira com Unha de Gato Ervas Brasil e Colesterol Ervas Brasil, da empresa Ervas Brasil Indústria Ltda., que não possui Licença Sanitária nem Alvará de Funcionamento, além de divulgar indicações terapêuticas sem comprovação científica.

Foto: Reprodução

Orientação aos consumidores

O Procon Tocantins orienta que os consumidores suspendam imediatamente o uso dos produtos irregulares, verifiquem os lotes e procurem o estabelecimento onde realizaram a compra para troca ou devolução. Em caso de dificuldade, a recomendação é buscar atendimento junto ao órgão de defesa do consumidor.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais