Justiça anula ato de governador e Marcos Antônio assume como procurador-geral de contas do TCE-TO

Marcos Antônio da Silva Modes tomou posse como procurador-geral de contas do Ministério Público de Contas do Tocantins na última quinta-feira (1º), após decisão judicial que anulou o ato do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) que cancelava sua nomeação. O termo de posse foi assinado em reunião no Tribunal de Contas do Estado (TCE) com a presença do presidente do tribunal, conselheiro Alberto Sevilha.

O novo procurador-geral havia sido escolhido por meio de lista tríplice em novembro deste ano, durante o período em que o vice-governador Laurez Moreira (PSD) atuava como governador em exercício. Com o retorno de Wanderlei Barbosa ao cargo em dezembro, após afastamento determinado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), o governador publicou ato cancelando a nomeação de Marcos Antônio e nomeou José Roberto Torres Gomes para o cargo em 29 de dezembro.

Marcos Antônio recorreu à Justiça, argumentando que sua nomeação era um ato jurídico válido que não poderia ser desfeito apenas por vontade política sem justificativa legal. A decisão que determinou sua posse foi proferida pelo desembargador Gil de Araújo Corrêa em 31 de dezembro.

Anúncio no meio do texto

Em entrevista à TV Anhanguera, o procurador comentou a decisão.

“A decisão judicial reconheceu que a minha nomeação foi legítima, que não houve nenhuma necessidade posterior de anulação ou vício nela, tanto que não foi demonstrado hora nenhuma, e que havia a necessidade de se dar posse imediata, porque a instituição não pode ficar acéfala de um representante legitimamente constituído”, afirmou.

O mandato para o cargo tem duração de dois anos, a partir de 1º de janeiro de 2026. O Governo do Estado foi procurado para se manifestar sobre o caso, mas não se pronunciou até a publicação desta reportagem.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais