Comissão divulga resultado preliminar da análise curricular de diretores em Palmas

A Comissão Organizadora do Processo de Escolha de Diretores Escolares da rede municipal de ensino de Palmas concluiu a análise dos currículos dos candidatos inscritos. O resultado preliminar foi publicado na edição de sexta-feira (19) do Diário Oficial do Município de Palmas e também está disponível na plataforma Palmas Home School.

De acordo com o cronograma, os candidatos podem apresentar recursos contra o resultado preliminar nos dias 19 e 20. A comissão deve divulgar o resultado da análise desses recursos na próxima segunda-feira (22). Já o resultado definitivo da avaliação curricular será publicado na terça-feira (23).

A lista final com os candidatos aprovados será divulgada no dia 29, considerando a soma das pontuações das fases II, referente ao Plano de Gestão Escolar, e III, relativa à análise de currículo. O processo será concluído no dia 5 de janeiro de 2026, com a designação oficial dos diretores e das respectivas unidades educacionais pelo Poder Executivo municipal.

Anúncio no meio do texto

Ao comentar a etapa de análise, o presidente da comissão destacou o rigor adotado no processo.

Ao falar sobre os critérios utilizados, Belmiran afirmou que “a comissão tem sido cautelosa e criteriosa, analisando de forma imparcial os currículos dos candidatos para que a rede disponha à frente de suas unidades educacionais do melhor gestor para cuidar da parte pedagógica e administrativa, sempre com foco na manutenção da qualidade do ensino que é referência”.

Seleção e critérios

O processo seletivo é regulamentado pelo Edital nº 001/2025, publicado pela Secretaria Municipal da Educação de Palmas, e integra a política de gestão democrática nas escolas da rede municipal. A seleção segue as diretrizes das Leis Municipais nº 2.998/2023, que trata do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), e nº 3.057/2024.

A escolha dos diretores é composta por três etapas: inscrição e homologação; apresentação e defesa do Plano de Gestão Escolar; e avaliação por meritocracia, com base na experiência profissional e na capacidade técnica dos candidatos. O mandato dos diretores terá duração de três anos, com possibilidade de uma recondução.

Cronograma do processo

  • Etapa 1 – Inscrição e homologação: encerrada

  • Etapa 2 – Apresentação do Plano de Gestão Escolar: encerrada

  • Etapa 3

    • 10 a 14/11 – Anexação de currículo

    • 26/11 a 18/12 – Análise dos currículos e divulgação do resultado preliminar

    • 19 e 20/12 – Interposição de recursos

    • 22/12 – Resultado da análise dos recursos

    • 23/12 – Resultado definitivo da avaliação curricular

    • 29/12 – Publicação da lista dos aprovados

    • 05/01/2026 – Designação oficial dos diretores

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais