Produtores do Tocantins têm até dia 31 para vacinar bezerras contra brucelose

Os produtores rurais do Tocantins têm até o próximo dia 31 de dezembro para cumprir a segunda etapa da campanha obrigatória de vacinação contra a brucelose. A vacinação abrange todas as fêmeas bovinas e bubalinas com idade entre 3 e 8 meses, conforme orientação da Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adapec).

Após a aplicação da vacina, os produtores têm um prazo de 10 dias para comprovar o ato no escritório da Adapec onde a propriedade está cadastrada. É necessário apresentar a nota fiscal e o atestado de vacinação.

A responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PECEBT), Carolina Silveira Ozório, alerta sobre quem pode aplicar a vacina. “Vale destacar que a vacinação contra a brucelose só pode ser realizada por médicos-veterinários ou auxiliares de vacinação devidamente cadastrados na Adapec, tendo em vista que a vacina é produzida com micro-organismo vivo atenuado,” explicou.

Anúncio no meio do texto

Os produtores que não cumprirem a obrigação ficarão sujeitos a multas. A penalidade é de R$ 5,32 por animal não vacinado e R$ 127,69 por propriedade não declarada. Além das multas, a ficha de movimentação do rebanho será bloqueada até que a situação seja regularizada.

Informação: Welcton de Oliveira/Governo do Tocantins

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais