Governo federal sanciona leis que criam duas novas rotas turísticas no Tocantins; Capim Dourado e Serras Gerais são oficializadas

O Tocantins passou a contar oficialmente com duas novas rotas turísticas reconhecidas por lei federal. A sanção foi feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em cerimônia no Palácio do Planalto, na quarta-feira (26), com participação do governador em exercício Laurez Moreira. As novas normas reforçam a regionalização do turismo, ampliam instrumentos legais para investimentos e consolidam políticas públicas voltadas à infraestrutura e à promoção dos destinos tocantinenses.

As medidas integram ações do governo federal em parceria com estados e municípios para fortalecer o turismo como vetor de desenvolvimento sustentável. Para o Tocantins, a oficialização das rotas significa maior acesso a financiamentos, qualificação dos serviços e projeção nacional e internacional.

O governador em exercício Laurez Moreira destacou que o reconhecimento legal fortalece uma das principais vocações econômicas do estado.

Anúncio no meio do texto

“O Tocantins tem um potencial muito grande no turismo e é importante que essa área seja reconhecida legalmente pelo seu valor. Hoje, o Tocantins já é consagrado não apenas nacionalmente, mas também fora do Brasil, com áreas respeitadas turisticamente. Esse é um passo necessário para fortalecer ainda mais o turismo do nosso estado”, afirmou Laurez.

Rota Turística do Capim Dourado

Entre as leis sancionadas está o PL nº 1778/2023, que cria a Rota Turística do Capim Dourado e contempla os municípios de Almas, Lagoa do Tocantins, Lizarda, Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins, Rio da Conceição, Rio Sono, Santa Tereza do Tocantins, Pindorama do Tocantins e São Félix do Tocantins.

A rota reconhece oficialmente o circuito ligado ao artesanato de capim-dourado — símbolo cultural tocantinense — e ao ecoturismo do Jalapão e entorno. A legislação garante aos municípios integrados acesso a políticas de fomento, fortalecimento da infraestrutura e inclusão em programas federais de regionalização turística.

O autor dos projetos, deputado federal Ricardo Ayres, destacou o impacto da sanção.

“O turismo ganha cada vez mais relevância no estado do Tocantins, principalmente pelos atrativos dessas regiões, Capim Dourado e Serras Gerais. Com a aprovação e, agora, a sanção das leis, nós passaremos a ter mais investimentos públicos e privilégios em organismos financeiros para obtenção de financiamentos, além da presença do governo federal, por meio da Embratur e de órgãos ligados ao turismo”, afirmou Ricardo.

Rota Turística das Serras Gerais

Também foi aprovado o PL nº 1779/2023, que institui a Rota Turística das Serras Gerais, reunindo Almas, Arraias, Aurora do Tocantins, Dianópolis, Lavandeira, Natividade, Pindorama do Tocantins, Paranã, Rio da Conceição e Taguatinga.

A região é reconhecida como a maior cadeia de serras do país e reúne cânions, cavernas, dunas, rios cristalinos, patrimônio histórico e paisagens de alto potencial para o turismo de natureza, aventura e cultura. A oficialização da rota permite ampliar investimentos, consolidar a regionalização e fortalecer a promoção turística do território.

Participações e impactos

Prefeitos de municípios diretamente beneficiados — Phabio Augustus da Silva Moreira (Paranã), Edson Neiva da Silva (Aurora do Tocantins), Gercimar da Silva Xavier (São Félix do Tocantins) e Jesy Vieira (Mateiros) — participaram da cerimônia no Planalto.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais