Tocantins promove Dia D de vacinação contra gripe neste sábado (29)

O Tocantins realiza neste sábado (29) o Dia D de vacinação contra a gripe, com abertura especial das unidades de saúde em todo o estado. A ação, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), é voltada principalmente aos grupos mais vulneráveis às complicações da influenza, como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos, gestantes, puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas com doenças crônicas e trabalhadores de áreas essenciais.

A estratégia busca antecipar a imunização antes do período de maior circulação do vírus, que coincide com o chamado “inverno amazônico”, época mais chuvosa do ano e marcada pelo aumento das síndromes respiratórias. Além da vacina contra a gripe, a população poderá aproveitar o atendimento ampliado para atualizar o cartão com outros imunizantes recomendados pelo Ministério da Saúde.

Proteção antes do pico de circulação viral

Anúncio no meio do texto

O secretário de Estado da Saúde, Vânio Rodrigues, reforçou que a campanha tem papel crucial na prevenção de casos graves da doença.

“A vacina contra a gripe é uma das medidas mais eficazes para reduzir casos graves, evitar internações e proteger especialmente crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas. Este é um momento ideal também para que cada cidadão aproveite e atualize o seu cartão de vacinação”, afirmou o secretário, destacando que os municípios estão mobilizados para abrir os postos com segurança.

Quem pode se vacinar

O imunizante estará disponível para todos os grupos prioritários recomendados nacionalmente. Entre eles:

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
  • Idosos a partir de 60 anos
  • Gestantes e puérperas até 45 dias pós-parto
  • Trabalhadores da saúde, professores e forças de segurança
  • Povos indígenas e quilombolas
  • Pessoas com deficiência permanente
  • Portadores de doenças crônicas não transmissíveis
  • Pessoas em situação de rua
  • Caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e portuários
  • População privada de liberdade e servidores do sistema prisional
  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas

A gerente de Imunização em exercício da SES-TO, Marli Jerônimo, reforçou a importância da alta cobertura vacinal.

“A vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a influenza e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos”, disse.

Para receber a vacina, basta procurar a unidade de saúde mais próxima levando documento pessoal, cartão de vacina e, quando necessário, comprovantes de enquadramento nos grupos prioritários. A campanha segue até 28 de fevereiro de 2026.

Monitoramento de síndromes gripais

O Tocantins mantém duas Unidades Sentinelas de Síndrome Gripal em Palmas, localizadas nas Unidades de Pronto Atendimento Norte e Sul. Além disso, 35 hospitais do estado — sendo 25 públicos e 10 privados — realizam a vigilância de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), monitorando casos que possam indicar aumento na circulação viral durante o período chuvoso.

Informações: Savick Brenna/Governo do Tocantins

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais