Governo Federal entrega Plano de Cultura Exportadora ao Tocantins e anuncia apoio a projetos de infraestrutura

O Tocantins recebeu, nesta segunda-feira (24), o Plano de Promoção da Cultura Exportadora durante reunião no Palácio do Planalto que reuniu o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, governadores e representantes estaduais para tratar de investimentos estrangeiros e desenvolvimento do comércio exterior. O encontro contou ainda com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Na ocasião, Alckmin assinou uma portaria para apoiar projetos de infraestrutura nos estados e encaminhou ao BID um ofício solicitando a ampliação da cooperação técnica para integrar mais unidades federativas à plataforma de desenvolvimento exportador.

O plano entregue ao Tocantins faz parte da Política Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), que promove a qualificação e expansão da atividade exportadora entre empresas brasileiras.

Anúncio no meio do texto

Representando o Governo do Tocantins, o secretário interino de Representação em Brasília, Elfas Cavalcante Lustosa, recebeu o documento e destacou os avanços recentes do estado na área de comércio exterior. Ele afirmou que a gestão estadual tem fortalecido a cultura exportadora com políticas públicas, qualificação empresarial e articulação com instituições nacionais.

“Fomos o quarto estado do país a concluir o Plano Local da Promoção da Cultura Exportadora, elaborado de forma colaborativa com instituições federais, estaduais, municipais, universidades, setor privado e entidades financeiras”, afirmou.

Ele também ressaltou que, nos últimos três anos, o Tocantins concluiu dois ciclos do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), em parceria com a ApexBrasil, e iniciou um novo ciclo com o Sebrae, ampliando a capacitação de pequenos negócios.

O secretário citou ainda iniciativas como o programa Tocantins pelo Mundo, vinculado ao Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (PICS), e ações realizadas em novembro, como a Caravana do Agro Exportador, que reuniu técnicos, representantes internacionais e o setor agropecuário.

“Apresentamos oficialmente o Plano Local, assinamos o protocolo Mapa Conecta e ampliamos o diálogo com mercados internacionais, com destaque para a reunião estratégica com o segmento da carne bovina e a participação de adidos agrícolas do Vietnã e da Arábia Saudita”, afirmou.

Governança e logística estratégica

Elfas Cavalcante informou que o estado avança na institucionalização da Política Estadual da Cultura Exportadora e na criação de um Comitê Gestor Estadual. Ele destacou que o Tocantins integra o projeto Rotas de Integração Sul-Americana, reforçando a conectividade com países vizinhos.

Ao defender a competitividade do estado, o secretário apontou os fatores logísticos e produtivos: “O Tocantins reúne uma combinação rara: abundância natural, como terras, água, minerais e biodiversidade; e uma logística estratégica, com rodovias estruturantes, a Ferrovia Norte-Sul, a hidrovia Tocantins-Araguaia e o corredor logístico Centro-Norte.”

Ele também reforçou o potencial do Matopiba, apresentado como “a última grande fronteira agrícola viável do mundo”, e concluiu: “Queremos que os produtos tocantinenses ingressem no mercado nacional e internacional com qualidade, competitividade e sustentabilidade. O Tocantins está preparado para avançar e avançará ainda mais com o apoio do Governo Federal e de todas as instituições aqui presentes”.

A reunião também teve a participação das assessoras Geanny Pinheiro e Verônica França, da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços.

Informações: Claudivan Santiago/Governo do Tocantins

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais