Reajuste de 9,37% deixará conta de água mais cara para consumidores do Tocantins

A Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ATR) autorizou um reajuste de 9,37% na tarifa de água e nos serviços complementares prestados pela BRK. A correção começará a valer no início de dezembro de 2025 para os 46 municípios atendidos pela concessionária.

A atualização foi publicada por meio de resolução da ATR e tem como base o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) dos períodos entre setembro de 2023 e agosto de 2024 e entre setembro de 2024 e agosto de 2025. A agência determinou que o reajuste deve ser divulgado com antecedência mínima de 30 dias, prazo que passou a contar em 5 de novembro, quando a resolução entrou em vigor.

Segundo a BRK, embora o percentual seja de quase 10%, o impacto para a maior parte dos consumidores será limitado. A concessionária afirma que, para mais da metade da população atendida, o aumento será inferior a R$ 10 por mês, e que cerca de 50% desse grupo terá variação mensal próxima a R$ 5.

Anúncio no meio do texto

A empresa defende que a recomposição inflacionária é necessária para financiar a operação, a manutenção e a expansão dos sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário. A revisão tarifária também atualiza a tabela de serviços complementares, que passam a seguir os valores homologados pela ATR.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais