Lago de Palmas será palco do primeiro Círio Fluvial durante celebração mariana da Arquidiocese
A Arquidiocese de Palmas realiza entre os dias 6 e 8 de novembro o 9º Círio de Nazaré, uma das celebrações mais tradicionais de fé e devoção mariana da capital. Este ano, o evento traz como destaque o primeiro Círio Fluvial, que percorrerá o Lago de Palmas, unindo o simbolismo religioso às belezas naturais da cidade.
Com o tema “Salve Rainha, Esperança Nossa!”, o Círio reunirá fiéis em momentos de oração, peregrinação e procissões, fortalecendo a devoção a Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da Amazônia.
Programação do Círio
As festividades começam na quinta-feira (6) com a acolhida da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, que chegará ao Aeroporto Internacional de Palmas às 16h40. Após a recepção, a imagem seguirá em carreata até a Paróquia Coração de Maria, onde haverá uma vigília com orações e cânticos marianos.
A programação continua no sábado (8), às 7h, com a peregrinação pelos hospitais de Palmas, levando bênçãos e mensagens de esperança a pacientes e profissionais do Hospital do Câncer Jorge Saad, Maternidade Dona Regina e Hospital Geral de Palmas (HGP).
Círio Fluvial e procissão pelas ruas da Capital
A novidade desta edição será o Círio Fluvial, que acontece às 14h, com concentração no Resort Five Senses. A Procissão Fluvial navegará pelas águas do Lago de Palmas até o Pier 14, em um percurso que promete marcar a história da celebração. As vagas para acompanhar o trajeto de barco são limitadas, e os interessados devem reservar com Cleydiane, pelo telefone (63) 9 8499-1311.
Ao chegar ao Pier, a Imagem Peregrina será recebida pelos fiéis e seguirá em carreata até a Catedral de Palmas, onde ficará exposta até o início da grande Procissão do Círio, às 17h. O cortejo seguirá até a Casa de Maria, Rainha da Paz, onde será celebrada a Missa Solene de encerramento.
