Detran publica listas e convoca retirada de 1,9 mil veículos no Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), publicou na quinta-feira (23) os Editais de Notificação de Retirada de Veículos nº 24/2025, 25/2025 e 26/2025 no Diário Oficial do Estado (DOE) nº 6.926. As listas convocam proprietários de 320 veículos em Arraias, 755 em Araguaína e 826 em Gurupi, 1.901 unidades ao todo, a regularizar pendências e providenciar a retirada dos automóveis recolhidos nos pátios da empresa Sancar. A relação completa, com número do veículo, placa, estado de origem, chassi, modelo e nome do proprietário, está disponível a partir da página 93 do DOE.

O prazo para a retirada é de 10 dias, contados a partir da data de publicação dos editais. Passado esse período, e decorridos 60 dias desde a remoção do veículo, os automóveis podem ser incluídos em procedimento de leilão, conforme a legislação de trânsito.

Onde retirar

Anúncio no meio do texto
  • Arraias – Avenida Paraná, esquina com a Rua 14, Parque das Colinas, em frente ao IFTO

  • Araguaína – Rua 10, Chácara 32, Jardim dos Ipês I

  • Gurupi – Via Primária 3, Quadra 04, Lotes 19 a 23, Parque Industrial, ao lado da empresa Centro Oeste Asfalto

Documentos exigidos

Para a retirada, o proprietário deve apresentar documento de identidade, comprovante de endereço, CNH ou PPD e documento do veículo (CRV, CRLV ou CRLV-e). No caso de pessoas jurídicas, é necessário também contrato social ou documento equivalente que comprove o vínculo do responsável. Em todos os casos, IPVA, licenciamento e multas devem estar quitados.

Situações específicas

  • Procurador advogado: identidade, comprovante de endereço, CNH, documentos do veículo, cópia do documento do outorgante e carteira da OAB;

  • Proprietário falecido: o inventariante pode solicitar a liberação mediante apresentação do inventário;

  • Proprietário internado ou recluso: representante deve apresentar documento oficial emitido nos últimos cinco dias comprovando a impossibilidade de comparecimento; o processo pode ser feito por ascendentes, descendentes, cônjuge ou companheiro, com a documentação exigida.

Após cumprir os requisitos, o interessado deve efetuar o pagamento da taxa de retirada prevista no Código Tributário do Estado (Lei 1.287/01, Anexo IV, item 14.4). Havendo necessidade de vistoria, a liberação ocorrerá mediante termo de responsabilidade; o veículo só poderá circular após a vistoria, sob risco de nova remoção.

Mais informações podem ser obtidas com a Comissão de Leilão do Detran/TO, na Quadra 401 Norte, Avenida NS-01, Conjunto 02, Lotes 01 a 10, em Palmas, ou pelo e-mail comissaoleilao@detran.to.gov.br.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais