Laurez apresenta projeto para criar assentamento rural que pode ser o maior do Brasil

O governador Laurez Moreira apresentou, nesta quarta-feira (22), ao ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, uma proposta para a criação de um assentamento rural modelo no sudeste do Tocantins. O projeto, que deve abranger os municípios de Conceição do Tocantins, Arraias, Paranã, Natividade e Taguatinga, prevê atender cerca de cinco mil famílias e tem como meta impulsionar o desenvolvimento econômico e a agricultura familiar na região.

Durante a reunião, realizada em Brasília (DF), o governador destacou o potencial da região e afirmou que a iniciativa pode se tornar “o maior assentamento do Brasil”. Ele explicou que há pelo menos 100 mil hectares de terras disponíveis, com possibilidade de negociação direta com os proprietários, e ressaltou as condições favoráveis do sudeste tocantinense, como acesso por rodovias pavimentadas, abundância de água e energia e a presença de recursos minerais estratégicos, como calcário e fósforo.

“Nós sabemos que a região sudeste do estado é muito vazia, com áreas pouco ocupadas e pessoas que vivem com dificuldades. A ideia é trazer empresas que realmente possam fazer a integração na produção de aves e suínos, gerando empregos e oportunidades. Queremos deixar de ser um estado exportador de proteína vegetal e passar a exportar proteína animal”, afirmou Laurez.

Anúncio no meio do texto

O governador reforçou que o Estado atuará como parceiro do projeto, oferecendo suporte técnico e assistência rural.

“Um projeto de integração entre a agroindústria e o pequeno produtor vai mudar completamente a realidade da região. O Estado vai contribuir com extensão rural e tudo o que for necessário para garantir o sucesso da iniciativa”, acrescentou.

Apoio do governo federal

O ministro Paulo Teixeira elogiou a proposta e afirmou que a iniciativa está alinhada aos objetivos do MDA, que busca gerar emprego, renda e oportunidades para agricultores familiares. O ministro anunciou que será publicada uma portaria criando uma comissão especial para acompanhar o projeto.

“Estamos dando 15 dias para as nossas equipes apresentarem uma proposta de um assentamento modelo no estado do Tocantins”, informou Teixeira.

A comissão será formada por representantes dos governos estadual e federal. Pelo Tocantins, foram indicados o secretário de Agricultura e Pecuária, César Halum, o presidente do Ruraltins, Adenieux Rosa Santana, e o secretário-executivo da Pesca e Aquicultura, Roberto Sahium. O Governo Federal será representado pelo presidente do Incra, César Aldrighi, pelo superintendente do Incra no Tocantins, Edmundo Rodrigues Costa, e por técnicos do MDA e do Departamento de Crédito Fundiário.

Próximos passos

Segundo o MDA, as próximas etapas incluem o levantamento das áreas disponíveis, reuniões técnicas entre os governos federal e estadual e o chamamento de empresas interessadas em participar do projeto de integração produtiva.

A reunião contou também com a presença do senador Irajá, do secretário interino de Representação do Tocantins em Brasília, Elfas Cavalcante, do superintendente do MDA no Tocantins, Diego Montelo Farias (por videoconferência), e do superintendente de Agricultura e Pecuária do Tocantins, Roberto César.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais