Academias de Palmas são notificadas por cobrar taxas irregulares, aponta MPTO

A cobrança de taxas de manutenção, anuidade ou encargos similares por academias de Palmas foi considerada abusiva pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO). Segundo o órgão, o consumidor já paga mensalidade pelos serviços contratados e, portanto, não pode ser onerado com custos adicionais.

A conclusão é resultado de um inquérito civil público instaurado em julho de 2024 pela 15ª Promotoria de Justiça da Capital, que apurou irregularidades em contratos firmados entre academias e clientes. Após a investigação, o MPTO recomendou a suspensão imediata da prática e orientou que as empresas não apliquem multas contratuais superiores a 10% nos casos de rescisão antecipada por iniciativa do consumidor.

De acordo com a recomendação, os contratos de prestação de serviços devem ser adequados com a exclusão ou correção de cláusulas abusivas, conforme os artigos 6º, inciso III; 39, inciso V; e 51, inciso IV, do Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990).

Anúncio no meio do texto

Prazo e justificativas

As academias notificadas têm prazo de 15 dias úteis para informar à Promotoria as medidas adotadas para o cumprimento da recomendação, incluindo cópias dos contratos revisados e dos comunicados afixados em suas unidades e plataformas digitais.

O promotor de Justiça Paulo Alexandre Rodrigues de Siqueira, responsável pelo caso, afirmou que os contratos analisados não esclarecem de forma adequada o motivo das cobranças adicionais.
“Há uma violação do princípio básico da relação de consumo, que é o direito à informação clara, precisa e ostensiva”, destacou o promotor.

O descumprimento da recomendação poderá levar à adoção de medidas judiciais para garantir a proteção coletiva dos consumidores, além da responsabilização administrativa e civil dos estabelecimentos que mantiverem as cobranças consideradas irregulares.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais