Taquaruçu Grande recebe festival em defesa do Cerrado neste sábado
Neste sábado (27), Taquaruçu Grande, distrito de Palmas, será palco do “Salve Cerrado! Encontro de Cultura e Tradições dos Povos do Cerrado”, realizado em conjunto com o tradicional “Abraço ao Taquaruçu”. A programação gratuita começa às 7h, no Espaço Célia’s Restaurante, e reúne artistas, ambientalistas, estudantes e moradores em atividades culturais e ambientais.
A diretora executiva do Instituto Puro Cerrado, Andrea Lopes, explica que o trabalho realizado na região é contínuo: “Além disso, aquela região é uma área de preservação permanente. (…) Todo esse trabalho não é somente neste momento deste projeto, é um trabalho feito de forma permanente, o ano todo. Nós estamos sempre em conjunto com a comunidade rural, combatendo queimadas e desmatamentos ilegais, trabalhando em prol da proteção desse território, que para nós é sagrado.”
Ela também destaca a parceria local como essencial para a realização do encontro: “A Célia sempre está em parceria com as duas organizações, oferecendo o espaço dela para tudo que a gente vai fazer. É um espaço acessível, visível e já um ponto de encontro da comunidade, por isso optamos por realizar lá o festival.”
Entre os participantes, a moradora Maria Alline Putencio dos Reis relembra sua aproximação com o movimento: “Quando eu cheguei em Taquaruçu Grande, conhecia pouca gente, então vi falar do movimento da Água Doce. (…) Minha filha tinha três aninhos. Primeiro evento, andou três quilômetros, da Célia até o Poço Machado. A partir desse momento, ela começou a incentivar as pessoas que não podiam jogar lixo na rua, que não podia jogar lixo dentro do rio.”
Para ela, o espírito coletivo é o que fortalece o evento: “Foi um abraço mesmo. Todo mundo unido ali para lutar pelo Taquaruçu.”