Governo do Tocantins cobra investimentos federais para BR-235 e BR-010 em reunião com ministro dos Transportes
O governador em exercício Laurez Moreira se reuniu nesta quarta-feira (24) com o ministro dos Transportes, Renan Filho, em Brasília, para tratar de obras em rodovias federais que cortam o Tocantins. As pautas principais foram a BR-235 e a BR-010, consideradas estratégicas para a integração logística do estado e da Região Norte.
No caso da BR-235, o governo estadual solicitou prioridade na pavimentação e abertura de trechos em planejamento, especialmente no trecho que vai de Pedro Afonso até a divisa com o Maranhão. A obra é vista como fundamental para conectar o Tocantins ao Nordeste brasileiro, ampliar o escoamento da produção agrícola e pecuária e reduzir custos de transporte.
Segundo o governador, a pavimentação trará impacto direto para a região produtora. “A região de Pedro Afonso é uma grande produtora e precisa estar conectada ao mercado consumidor do Nordeste, que é estratégico para o nosso estado. Esse é um grande sonho do Tocantins: consolidar essa ligação entre o Norte e o Nordeste”, afirmou Laurez Moreira.
BR-010 e outras demandas
Em relação à BR-010, o pedido foi pela continuidade da pavimentação dos trechos que ainda estão em leito natural e pela federalização de segmentos estaduais que coincidem com a rodovia. A conclusão é considerada fundamental para a logística nacional, pois a via liga o Tocantins no sentido Norte-Sul, integrando o Centro-Oeste ao Matopiba.
O ministro dos Transportes afirmou que o governo federal pretende concluir obras em andamento ainda este ano. Ele citou a reconstrução da ponte na BR-226, prevista para entrega até 20 de dezembro, e a finalização da ponte de Xambioá, também até o fim de 2025. “Neste ano, vamos entregar a ponte de Estreito e também a de Xambioá, além de concluir o projeto da BR-235. Sem dúvida, será um grande avanço. Registro ainda meu reconhecimento ao trabalho conjunto com o governador Laurez e com o senador Irajá”, destacou Renan Filho.