Apesar de prometer não exonerar em massa, Governador Laurez afasta equipe técnica da Secom

Por Sandra Miranda – Jornalista e advogada

A gestão interina do governador em exercício, Laurez Moreira (PSD), promoveu a exoneração de servidoras e técnicos da Secretaria de Comunicação (Secom), mesmo após declarar em sua primeira entrevista coletiva com a imprensa, que valorizaria os servidores de carreira e que não haveria demissão em massa, assim como iria valorizar os veículos de comunicação regionais, que neste momento, estão preocupados com as mudanças nas áreas técnicas.

A medida, publicada no Diário Oficial nesta terça-feira, 16 de setembro de 2025, gerou repercussão e até preocupação entre alguns jornalistas, comunicadores e proprietários de veículos de comunicação do Estado, já que os exonerados são reconhecidos pelo histórico de atuação de décadas na pasta, exercendo os cargos com muita competência, alguns inclusive como servidores efetivos.

Anúncio no meio do texto

As exonerações atingiram profissionais que atravessaram diferentes governos e que são conhecidos pela atuação técnica. Entre os nomes estão:

  • Gerente de Controle e Avaliação de Mídia: Valdemice Gomes Aguiar, trabalha na Secom desde 1994, Servidora concursada;
  • Gerente de Relações Públicas: Rafaelle Luciano de Aragão, que atua na secretaria desde 2005;
  • Diretora de Publicidade: Inácia Maria Bento Parente Franco, na pasta desde 2006;
  • Diretora de Comunicação: Raimunda Alves Viana de Sousa, a Ray, que estava na pasta desde 2014;
  • Gerente de Redes Sociais: Bruna Camila de Almeida Cruz;
  • Gerente de Assessorias Yasmin Rodrigues Sobral;
  • Diretora de Comunicação: Marina Xavier de Macedo;

Esses profissionais atravessaram diferentes governos estaduais, independentemente de mudanças políticas, e sempre permaneceram por sua atuação técnica. A decisão, portanto, surpreendeu jornalistas e integrantes do setor de comunicação, que temem instabilidade e descontinuidade nos serviços.

Repercussão no setor

As exonerações chamaram atenção pela quebra de continuidade em cargos tradicionalmente ocupados por técnicos de carreira na comunicação estadual. Profissionais do setor destacaram que os servidores nunca haviam sido exonerados, mesmo em gestões anteriores, e que eram amplamente reconhecidos pela dedicação e competência nas funções.

A decisão contrasta com a fala do próprio Laurez Moreira em sua primeira coletiva como governador em exercício, no dia 3 de setembro, quando afirmou que não haveria “exoneração em massa” e que seu compromisso seria valorizar os servidores. “Eu tenho muito respeito pelo servidor e sei da importância do funcionalismo. Adoto o concurso como a melhor prática política para valorizar o servidor público”, declarou na ocasião, afirmando também que iria valorizar os veículos de comunicação regionais.

Novo comando

A Secom foi uma das primeiras pastas a ter mudanças na gestão interina. O cargo de secretária está sendo exercido por Luiza Rocha, que já atuou na comunicação da Prefeitura de Gurupi durante os mandatos do Laurez Moreira. O jornalista Márcio Rocha, que vinha ocupando a chefia da secretaria, deixou o cargo no início da nova gestão.

As exonerações foram publicadas no Diário Oficial e abriram debate sobre os critérios utilizados para a dispensa, além de preocupação quanto à continuidade dos serviços técnicos da comunicação do Estado.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais