Mutirão leva serviços de saúde e cidadania à população vulnerável em Palmas

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, participou, na manhã desta sexta-feira, 12, do 2º Mutirão Pop Rua Jud, ação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), realizada pelo Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e coordenada pelo Comitê Regional Pop Rua Jud, em parceria com o Governo do Tocantins e órgãos estaduais. A iniciativa oferece atendimentos gratuitos de serviços essenciais à população em situação de rua e em vulnerabilidade social. As atividades ocorrem das 7 às 18 horas, na Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, localizada na Quadra 1.306 Sul, em Palmas.

Governador destaca compromisso com a cidadania

Durante o evento, Laurez Moreira ressaltou a importância do trabalho integrado entre instituições para atender quem mais precisa. “Esse mutirão é exemplo de compromisso com a cidadania e a dignidade. Nosso estado cresce economicamente, mas ainda temos pessoas em grande dificuldade. É com elas que o poder público deve se preocupar. Queremos que as políticas públicas cheguem a todos”, pontuou.

Anúncio no meio do texto

A presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, também destacou o compromisso do Poder Judiciário com a justiça social. “O Mutirão Pop Rua Jud é mais do que um evento de serviços gratuitos, é um compromisso com a sociedade. Em momentos como este, quando há o encontro direto com a população em situação de rua e em vulnerabilidade socioeconômica, o Poder Judiciário reafirma sua missão de servir, ouvir, acolher e ser agente de transformação”, afirmou.

Serviços oferecidos

O Mutirão Pop Rua Jud reúne atendimentos em diversas áreas: saúde (consultas médicas e odontológicas, vacinação, testes rápidos, mamografias e fisioterapia); documentação (emissão de RG, CPF, título de eleitor, certidões e atualização no CadÚnico); assistência jurídica e social (Defensoria Pública, previdência, trabalhista e programas de moradia); além de oficinas educativas, serviços de beleza, atendimento veterinário, varal solidário e casamento comunitário.

A coordenadora do Comitê Estadual do Pop Rua Jud e primeira-dama do Tocantins, desembargadora Ângela Prudente, reforçou que a ação fortalece as políticas públicas voltadas às pessoas em situação de rua. “É muito importante estarmos promovendo o 2º Mutirão Pop Rua Jud Tocantins, que consolida a política nacional e estadual de atenção às pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social. Este é um ato de justiça e cidadania para garantir direitos fundamentais”, destacou.

Participação nacional

O juiz Marconi Marinho Pimenta, do Comitê Nacional do Pop Rua Jud, representou o CNJ no evento. “Esta ação do CNJ, em parceria com o TJTO, é marcada pela solidariedade, partilha e amor pelo ser humano. Criamos um equipamento onde as pessoas possam ter assistência em diversas áreas, sendo acolhidas e encaminhadas para as suas demandas. É uma nova justiça que se apresenta: a de acolhimento”, afirmou.

Depoimentos da população

Moradores aproveitaram a oportunidade para acessar diferentes serviços. Aurenita Pereira de Sousa, da Quadra 1.404 Sul, relatou: “Vim tirar a segunda via da carteira de identidade e aproveitei também para fazer teste de glicemia, aferição de pressão, receber orientação jurídica e escolher roupas no varal solidário. Fui bem atendida e estou muito feliz”.

Na primeira edição do mutirão, mais de 3,3 mil pessoas foram atendidas, com 790 formulários preenchidos.

Parceiros da ação

O 2º Mutirão Pop Rua Jud contou com a colaboração de instituições públicas e privadas, entre elas: Governo do Tocantins, Prefeitura de Palmas, Receita Federal, Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO), Ministério Público Federal (MPF), Defensoria Pública da União (DPU), Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO), Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, OAB/TO, Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais