Naturatins investiga incêndio em áreas de capim-dourado no Jalapão

Um incêndio atingiu áreas de capim-dourado no Parque Estadual do Jalapão (PEJ), nos campos Riacho de Areia e Faveira/Caetano, na última quinta-feira (4). A ocorrência mobilizou uma força-tarefa do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), que contou com 13 brigadistas do parque, equipe de fiscalização ambiental e apoio de brigadistas municipais. O fogo foi controlado ainda no mesmo dia.

Combate às chamas

O incêndio ocorreu em meio a altas temperaturas, ventos fortes e baixa umidade. Segundo a diretora de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Perla Oliveira, a resposta rápida das equipes evitou que o fogo avançasse para outras áreas.
“Apesar das condições desfavoráveis, conseguimos controlar o incêndio, evitando que se propagasse para outras áreas”, afirmou.

Anúncio no meio do texto

Fiscalização e investigação

A equipe de fiscalização do Naturatins, que já atuava na região desde o início da Operação Capim-Dourado, em 1º de agosto, identificou o ponto de início das chamas próximo aos campos de coleta. O caso será encaminhado às autoridades competentes.
“Estamos tratando de um crime ambiental grave. A legislação estabelece que provocar incêndio em unidade de conservação é uma infração de alta gravidade, sujeita a reclusão, multas e responsabilização administrativa”, destacou a fiscal ambiental Aurilene Carlos Henrique.

Monitoramento e preservação

De acordo com o Naturatins, as rondas de fiscalização foram intensificadas para evitar novos focos e garantir a preservação dos demais campos de capim-dourado. A coleta, considerada atividade essencial para a renda das comunidades locais, permanece assegurada, já que grande parte da vegetação não foi atingida.

Informações: Andréa Marques/Governo do Tocantins

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais