Nesta segunda-feira, o Tocantins comemora o feriado estadual em homenagem à Nossa Senhora da Natividade, padroeira do estado. A data, que marca o nascimento da Virgem Maria segundo a tradição católica, reflete uma devoção secular com raízes históricas profundas no território.
A Lei nº 627, de 28 de dezembro de 1993, sancionada no Palácio Araguaia, tornou oficialmente o dia 8 de setembro como feriado em todo o estado, em reverência à padroeira
História de fé no estado
A devoção a Nossa Senhora da Natividade teve início com a criação do povoado que posteriormente se tornou Natividade, originado como Vila de São Luiz, cujo nome remete à celebração do nascimento de Maria. Em 1992, no período da Romaria do Bonfim, em Natividade, a santa foi reconhecida formalmente como padroeira do estado, recebendo aprovação do Papa João Paulo II.
O feriado é marcado por celebrações religiosas como missas, novenas e procissões, sendo Natividade o principal centro dessas manifestações. Fiéis de diversos municípios se reúnem na cidade para homenagens que combinam fé, memória e cultura popular.
Além do aspecto religioso, a data também impulsiona atividades comunitárias como cantorias, festividades e comidas típicas, reforçando o valor cultural do feriado no Tocantins.
Próximos feriados
O calendário estadual ainda reserva outras datas importantes até o final de 2025:
12 de outubro (domingo) – Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil
28 de outubro (terça-feira) – Dia do Servidor Público (ponto facultativo)
2 de novembro (domingo) – Finados
15 de novembro (sábado) – Proclamação da República
20 de novembro (quinta-feira) – Dia da Consciência Negra (ponto facultativo em Palmas)
25 de dezembro (quinta-feira) – Natal