Feriado estadual homenageia Nossa Senhora da Natividade, padroeira do Tocantins

Nesta segunda-feira, o Tocantins comemora o feriado estadual em homenagem à Nossa Senhora da Natividade, padroeira do estado. A data, que marca o nascimento da Virgem Maria segundo a tradição católica, reflete uma devoção secular com raízes históricas profundas no território.

A Lei nº 627, de 28 de dezembro de 1993, sancionada no Palácio Araguaia, tornou oficialmente o dia 8 de setembro como feriado em todo o estado, em reverência à padroeira

História de fé no estado

Anúncio no meio do texto

A devoção a Nossa Senhora da Natividade teve início com a criação do povoado que posteriormente se tornou Natividade, originado como Vila de São Luiz, cujo nome remete à celebração do nascimento de Maria. Em 1992, no período da Romaria do Bonfim, em Natividade, a santa foi reconhecida formalmente como padroeira do estado, recebendo aprovação do Papa João Paulo II.

O feriado é marcado por celebrações religiosas como missas, novenas e procissões, sendo Natividade o principal centro dessas manifestações. Fiéis de diversos municípios se reúnem na cidade para homenagens que combinam fé, memória e cultura popular.

Além do aspecto religioso, a data também impulsiona atividades comunitárias como cantorias, festividades e comidas típicas, reforçando o valor cultural do feriado no Tocantins.

Próximos feriados

O calendário estadual ainda reserva outras datas importantes até o final de 2025:

12 de outubro (domingo) – Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil

28 de outubro (terça-feira) – Dia do Servidor Público (ponto facultativo)

2 de novembro (domingo) – Finados

15 de novembro (sábado) – Proclamação da República

20 de novembro (quinta-feira) – Dia da Consciência Negra (ponto facultativo em Palmas)

25 de dezembro (quinta-feira) – Natal

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais