Tocantins capacita professores para fortalecer ensino técnico na rede estadual

O Governo do Tocantins promove, nos dias 4 e 5 de setembro, a Formação Continuada da Educação Profissional, com carga horária de 20 horas, reunindo professores, coordenadores, inspetores e técnicos das Superintendências Regionais de Educação (SREs). O encontro acontece na Escola Estadual Professora Elizângela Glória, em Palmas, com o tema “Impulsionando a Educação Profissional Técnica no Tocantins”.

A iniciativa faz parte do programa Profissão Estudante, que permite a conclusão do ensino médio com formação técnica e busca ampliar as oportunidades de inserção de jovens no mercado de trabalho. O projeto está alinhado às metas 9, 15 e 20 do Plano Estadual de Educação (PEE/TO 2015-2025), relacionadas à expansão da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e à qualificação de educadores.

Objetivos da formação

Anúncio no meio do texto

Durante os dois dias, os participantes discutem integração do ensino médio com a educação profissional, legislação vigente, arranjos produtivos locais, parcerias institucionais, integração curricular, práticas pedagógicas inovadoras e articulação com o mercado de trabalho.

Segundo a superintendente de Educação Básica da Seduc, Celestina Maria de Souza, “o Estado tem a missão de alavancar a educação profissional e o desenvolvimento do Tocantins por meio da formação técnica para os nossos jovens. A EPT é essa porta de possibilidades para o estudante, podendo se profissionalizar para trabalhar durante o ensino médio”.

Voz dos professores

O professor Wendel Bezerra, do curso técnico em agroecologia da Escola Família Agrícola Padre Josimo, em Esperantina, destacou: “A educação profissional é um modelo de educação muito mais completo, porque proporciona uma formação integral do estudante e prepara também para o mercado de trabalho, para a vida”.

Para o professor Arliton Martins, do curso técnico em agronegócio de Nova Rosalândia, a formação fortalece a prática docente. “Essa capacitação nos dá suporte para a melhoria do processo educativo. Acredito que esses investimentos na política da EPT vêm no momento exato em que a educação profissional está em expansão”, afirmou.

Parcerias

O programa conta com apoio da Fundação Itaú Educação e Trabalho, Senai e Senac. Para o consultor Paulo Cunha, da Fundação Itaú, “precisamos pensar nos processos educativos nos mais diferentes contextos e o Itaú Educação e Trabalho tem como foco apoiar as redes de ensino para estruturar a EPT de acordo com as demandas locais”.

A gerente de Educação Profissional da Seduc, Aurimar Batista da Cruz, ressaltou o caráter estratégico da iniciativa: “Estamos diante de novos desafios e é fundamental preparar nossos profissionais para uma atuação cada vez mais técnica, contextualizada e comprometida com os territórios”.

Informações: Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais