Governo vistoria obras de duplicação da Ponte de Palmas a Luzimangues

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, vistoriou nesta terça-feira (26) as obras de duplicação da Ponte Governador José Wilson Siqueira Campos, que liga Palmas a Luzimangues, distrito de Porto Nacional. O projeto prevê ampliação para quatro pistas, construção de passarelas para pedestres e ciclistas, além da recuperação do asfalto. Os serviços fazem parte de um investimento total de R$ 250 milhões, obtidos em contrato com o Banco de Brasília (BRB), sendo R$ 97 milhões destinados especificamente à duplicação da ponte.

Estrutura e prazos

De acordo com o governador, a previsão é que a obra seja entregue até julho de 2026. “Nosso objetivo é entregar a ponte com passarela até julho do ano que vem, por isso determinei agilidade em todos os trabalhos que serão feitos. A estrutura contará com quatro vias para facilitar o tráfego, duas passarelas para passagem de pedestres e ciclistas. Além disso, todo o asfalto da ponte será recuperado em CBUQ e será construída academia ao ar livre”, afirmou Wanderlei Barbosa.

Anúncio no meio do texto

O presidente da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), Márcio Pinheiro, disse que a recomposição do aterro e reparos estruturais já estão em andamento. “O prazo do contrato é de 20 meses para finalização, mas estamos agilizando os trabalhos, buscando antecipar ao máximo a conclusão da obra”, declarou.

Reparos no aterro e na via superior já estão em andamento – Foto: Esequias Araújo/Governo do Tocantins

Projeto técnico

A ampliação da ponte está sendo conduzida pelo Consórcio Ponte Siqueira Campos, formado pelas empresas EHL LTDA e RMG Engenharia. O projeto já foi finalizado e está em análise para aprovação. Após esse processo, será feita a readequação das faixas de rodagem, acostamentos, ciclovias e instalação de sinalização.

Segundo o gerente de contratos da RMG Engenharia, Ulisses Soares, o modelo técnico foi inspirado na Ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça, no Espírito Santo. “Com a obra, o tráfego será ampliado para quatro pistas de trânsito rápido, sendo duas em cada sentido. A pista de rolamento será reorganizada, retirando a ciclopassarela e o passeio, e criaremos uma estrutura para substituí-los. Os trabalhos serão feitos em horários noturnos, para causar o mínimo possível de interrupção no tráfego”, explicou.

Integração regional

Além da duplicação da ponte, o investimento também abrange a duplicação de um trecho da TO-080, entre Luzimangues e Paraíso do Tocantins, ampliando a capacidade viária e reforçando a ligação da capital com o interior do estado.

Informações: Rafael de Oliveira/Governo do Tocantins

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais