Projeto Mãos que Criam leva atendimento estético a estudantes da Apae em Palmas

Cerca de 55 estudantes da Apae de Palmas participaram, na manhã desta segunda-feira (25), de um Dia de Beleza promovido pelo Governo do Tocantins em apoio à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2025. A iniciativa foi realizada pelo projeto Mãos que Criam, em parceria entre a Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (Seps) e a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas).

Ação e impacto

Durante a atividade, os alunos receberam corte de cabelo, escova, penteados, tranças, maquiagem e design de sobrancelhas. Segundo a coordenadora do projeto, Ruth Brunes, “são pessoas que passam por barreiras diárias e o Dia da Beleza transformou a vida delas nesse dia”.

Anúncio no meio do texto

A presidente da Apae de Palmas, Vilma Maria Gomes da Silva, ressaltou a importância da iniciativa.

“A ação fortalece a semana de comemoração da Apae, além de dar visibilidade para essas pessoas que lidam com muitos impedimentos na vida diária. Elas não costumam frequentar salão de beleza e não dá para dimensionar a importância dessa atitude de cuidado para elas”, afirmou.

Declarações de autoridades

A primeira-dama e titular da Seps, Karynne Sotero, destacou que o objetivo do projeto vai além da aparência. “O Mãos que Criam nasceu para transformar vidas e hoje vemos a beleza indo muito além da aparência. É sobre autoestima, dignidade e o reconhecimento de que todos merecem ser cuidados e valorizados”, disse.

Já a secretária da Setas, Valderez Castelo Branco, afirmou que “atender o público da Apae enaltece o projeto Mãos que Criam, que já traz no nome o motivo de sua existência, que é transformar com as mãos, incluindo socialmente as pessoas que necessitam do cuidado do Governo do Tocantins”.

O projeto

O Mãos que Criam integra a Rede Cuidar, coordenada pela Seps, que reúne ações sociais voltadas à proteção social, geração de renda, fortalecimento de vínculos comunitários e valorização de grupos vulneráveis.

Um dos diferenciais do projeto é a parceria com a Agência de Fomento do Tocantins, que oferece linhas de crédito específicas para alunos que concluírem os cursos, incentivando a geração de renda e o empreendedorismo, especialmente entre mulheres.

Informações: Eliane Tenório/ Governo do Tocantins

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais