Dia D contra o sarampo imuniza mais de 16 mil pessoas em Palmas

Palmas aplicou 16.405 doses de vacinas entre 28 de julho e 7 de agosto, durante a mobilização contra o sarampo, segundo dados da Prefeitura. A ação, realizada neste sábado (9) em 31 pontos da cidade, fez parte do Dia D de vacinação e incluiu a aplicação da “dose zero” para bebês de seis a 11 meses em seis locais específicos, medida que otimiza o uso dos frascos multidoses. Também foi ofertada vitamina A para crianças menores de cinco anos.

O prefeito Eduardo Siqueira Campos acompanhou a mobilização na Unidade de Saúde da Família (USF) Valéria Pereira Martins, na Arse 122 (1206 Sul), ao lado da secretária de Ação Social e primeira-dama, Pollyana Siqueira. “Esse esforço conjunto fala por si só. Tivemos mais de 29 mil vacinados no Tocantins, sendo 16,4 mil apenas em Palmas. Quero que todos os profissionais e equipes de saúde se sintam abraçados, reconhecidos e respeitados. Transmita ao ministro da Saúde o nosso abraço e agradecimento, assim como ao governador, pelo esforço conjunto. Nosso objetivo final é sempre a população”, disse.

O diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, Eder Gatti, classificou Palmas como exemplo nacional no enfrentamento ao sarampo e informou que, em 2025, o Brasil atingiu a meta de cobertura vacinal da tríplice viral. “Palmas dá um grande exemplo ao Brasil, com gestores comprometidos e equipes mobilizadas. Os números mostram que o município está empenhado em proteger a sua população, que é o que nós precisamos agora.”

Anúncio no meio do texto

A secretária municipal de Saúde, Dhieine Caminski, reforçou o convite para que a população continue procurando as unidades para atualizar o cartão de vacinação, inclusive nas ações descentralizadas nos distritos. O secretário estadual de Saúde, Carlos Felinto Júnior, elogiou a adesão dos municípios tocantinenses à campanha.

O Dia D também contou com a participação de famílias. A estudante Heloísa Castro Negre, de 8 anos, disse: “É importante para não ficar doente. A vacina é legal e não dói, é só uma picadinha.” Já o servidor público André Luiz Viana afirmou: “Trabalhamos com o público e precisamos estar prevenidos para não adoecer. Toda a família vai se vacinar.”

Informações: Jéssica Sá/Secom Palmas

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais