Palmas inicia elaboração de projeto para corredor exclusivo de transporte público

O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, assinou nesta quinta-feira (3) a ordem de serviço para o início da elaboração dos projetos e estudos técnicos do Corredor de Transporte Público Coletivo da Capital. A iniciativa marca o início de uma proposta voltada à melhoria da mobilidade urbana, com impacto previsto nas regiões sul, central e norte da cidade.

O corredor deve contemplar a construção de novas estações de embarque, implantação de semáforos inteligentes, pista exclusiva de concreto para ônibus, além de uma ponte que antecede a do Bertaville. O trajeto começa no setor Taquari, passa por Taquaralto e segue pelas principais estações da capital. A previsão é que o projeto traga integração entre as regiões e melhorias em acessibilidade e conectividade.

“Neste dia que antecede o nascimento do meu pai, o ex-governador e fundador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, celebramos também um marco para o futuro de Palmas. Estamos dando início a um projeto transformador, que integra as regiões da cidade e promove dignidade ao transporte público”, afirmou o prefeito durante a cerimônia.

Anúncio no meio do texto

Eduardo Siqueira também destacou que a proposta faz parte do planejamento técnico da atual gestão. “Recebemos, há alguns meses, a visita do ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, que reconheceu Palmas como a única capital da região Norte a apresentar projetos consistentes para as ações do governo federal. Este corredor é prova dessa seriedade”, declarou.

A assinatura da ordem de serviço ocorreu com a presença do secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas, Paulo Cezar Monteiro da Silva, e do representante da empresa responsável pelos estudos e projetos, Raphael Eduardo de Melo e Silva, da Objetiva Projetos e Serviços.

Segundo o prefeito, a iniciativa se insere em um conjunto mais amplo de ações urbanas. “É um dia histórico para Palmas. Um dia para celebrar as grandes obras, a integração da cidade e o sonho de ver uma só Palmas”, concluiu.

Integração com projetos estratégicos

O projeto do corredor de transporte também se integra a programas em andamento, como o Parque dos Pioneiros de Palmas — aprovado na Comissão de Financiamento Externo (Cofiex) com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) — e o Programa de Transformação Ambiental frente às Mudanças Climáticas, financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Ambas as iniciativas visam promover requalificação urbana, conforto térmico, arborização, acessibilidade e inclusão social, reforçando os objetivos de tornar o transporte público mais eficiente e atrativo para os moradores da Capital.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais