Palmas inicia elaboração de projeto para corredor exclusivo de transporte público
O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, assinou nesta quinta-feira (3) a ordem de serviço para o início da elaboração dos projetos e estudos técnicos do Corredor de Transporte Público Coletivo da Capital. A iniciativa marca o início de uma proposta voltada à melhoria da mobilidade urbana, com impacto previsto nas regiões sul, central e norte da cidade.
O corredor deve contemplar a construção de novas estações de embarque, implantação de semáforos inteligentes, pista exclusiva de concreto para ônibus, além de uma ponte que antecede a do Bertaville. O trajeto começa no setor Taquari, passa por Taquaralto e segue pelas principais estações da capital. A previsão é que o projeto traga integração entre as regiões e melhorias em acessibilidade e conectividade.
“Neste dia que antecede o nascimento do meu pai, o ex-governador e fundador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, celebramos também um marco para o futuro de Palmas. Estamos dando início a um projeto transformador, que integra as regiões da cidade e promove dignidade ao transporte público”, afirmou o prefeito durante a cerimônia.
Eduardo Siqueira também destacou que a proposta faz parte do planejamento técnico da atual gestão. “Recebemos, há alguns meses, a visita do ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, que reconheceu Palmas como a única capital da região Norte a apresentar projetos consistentes para as ações do governo federal. Este corredor é prova dessa seriedade”, declarou.
A assinatura da ordem de serviço ocorreu com a presença do secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas, Paulo Cezar Monteiro da Silva, e do representante da empresa responsável pelos estudos e projetos, Raphael Eduardo de Melo e Silva, da Objetiva Projetos e Serviços.
Segundo o prefeito, a iniciativa se insere em um conjunto mais amplo de ações urbanas. “É um dia histórico para Palmas. Um dia para celebrar as grandes obras, a integração da cidade e o sonho de ver uma só Palmas”, concluiu.
Integração com projetos estratégicos
O projeto do corredor de transporte também se integra a programas em andamento, como o Parque dos Pioneiros de Palmas — aprovado na Comissão de Financiamento Externo (Cofiex) com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) — e o Programa de Transformação Ambiental frente às Mudanças Climáticas, financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Ambas as iniciativas visam promover requalificação urbana, conforto térmico, arborização, acessibilidade e inclusão social, reforçando os objetivos de tornar o transporte público mais eficiente e atrativo para os moradores da Capital.