Segurança de mulheres é tema de ações durante temporada de praia
Durante a temporada de praia 2025, o Governo do Tocantins realizou, no sábado (19), uma ação de conscientização em Miracema do Tocantins com foco na segurança de mulheres em ambientes de lazer. A iniciativa integra o projeto Todas Fortes na Praia e é coordenada pela Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher), com o objetivo de informar sobre direitos, tipos de violência e formas de denúncia.
Na ação, foram distribuídos materiais informativos e fixados cartazes sobre o Protocolo “Não é Não” (Lei nº 14.786/23) em estabelecimentos locais, especialmente aqueles que comercializam bebidas alcoólicas. O protocolo orienta que, em situações de violência ou constrangimento, os profissionais dos estabelecimentos devem identificar se a vítima precisa de ajuda, proteger sua integridade física e psicológica, retirar o agressor do local e acionar as autoridades competentes.
Além da entrega de materiais, equipes da SecMulher realizaram abordagens com o público para reforçar a importância da prevenção e do enfrentamento à violência de gênero durante o verão.
“Com o Todas Fortes na Praia, estamos ampliando o alcance da informação. Queremos que toda mulher saiba que não está sozinha, que existe uma rede pronta para acolher, orientar e proteger. A denúncia é o primeiro passo para romper o ciclo da violência”, afirmou a diretora de Ações de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Áurea Matos.
A edição 2025 do projeto deve passar por 55 municípios tocantinenses. Além de Miracema, foram enviadas orientações e materiais informativos para as demais cidades do estado com temporada de praia, a fim de que as Secretarias Municipais da Mulher promovam ações similares.
Criado em 2023, o projeto Todas Fortes na Praia está em sua terceira edição. A iniciativa foi ampliada desde a primeira edição, que passou por 14 municípios, e este ano inclui cidades como Palmas, Araguaína, Porto Nacional, Peixe, Tocantinópolis, Xambioá, entre outras. A proposta é reforçar o acesso à informação e estimular a denúncia de violência contra mulheres nos ambientes de lazer mais frequentados durante o verão.
Informações: Jordania Negreiros/Governo do Tocantins