Segurança de mulheres é tema de ações durante temporada de praia

Durante a temporada de praia 2025, o Governo do Tocantins realizou, no sábado (19), uma ação de conscientização em Miracema do Tocantins com foco na segurança de mulheres em ambientes de lazer. A iniciativa integra o projeto Todas Fortes na Praia e é coordenada pela Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher), com o objetivo de informar sobre direitos, tipos de violência e formas de denúncia.

Na ação, foram distribuídos materiais informativos e fixados cartazes sobre o Protocolo “Não é Não” (Lei nº 14.786/23) em estabelecimentos locais, especialmente aqueles que comercializam bebidas alcoólicas. O protocolo orienta que, em situações de violência ou constrangimento, os profissionais dos estabelecimentos devem identificar se a vítima precisa de ajuda, proteger sua integridade física e psicológica, retirar o agressor do local e acionar as autoridades competentes.

Além da entrega de materiais, equipes da SecMulher realizaram abordagens com o público para reforçar a importância da prevenção e do enfrentamento à violência de gênero durante o verão.

Anúncio no meio do texto

“Com o Todas Fortes na Praia, estamos ampliando o alcance da informação. Queremos que toda mulher saiba que não está sozinha, que existe uma rede pronta para acolher, orientar e proteger. A denúncia é o primeiro passo para romper o ciclo da violência”, afirmou a diretora de Ações de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Áurea Matos.

A edição 2025 do projeto deve passar por 55 municípios tocantinenses. Além de Miracema, foram enviadas orientações e materiais informativos para as demais cidades do estado com temporada de praia, a fim de que as Secretarias Municipais da Mulher promovam ações similares.

Criado em 2023, o projeto Todas Fortes na Praia está em sua terceira edição. A iniciativa foi ampliada desde a primeira edição, que passou por 14 municípios, e este ano inclui cidades como Palmas, Araguaína, Porto Nacional, Peixe, Tocantinópolis, Xambioá, entre outras. A proposta é reforçar o acesso à informação e estimular a denúncia de violência contra mulheres nos ambientes de lazer mais frequentados durante o verão.

Informações: Jordania Negreiros/Governo do Tocantins

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais