Praia do Coco movimenta turismo e economia durante a temporada 2025

Com estrutura permanente e programação cultural até o dia 27 de julho, a Praia do Coco, em Babaçulândia, é um dos principais polos da Temporada de Praia 2025 no Tocantins. A cidade, que fica a cerca de 60 km de Araguaína e 450 km de Palmas, integra o grupo de mais de 40 municípios que receberam apoio do Governo do Estado, via Secretaria de Turismo (Setur), em ações de infraestrutura, segurança e cultura. O investimento total no estado é de cerca de R$ 30 milhões.

A expectativa é de que até 10 mil pessoas frequentem a praia a cada fim de semana. A estrutura conta com 15 barracas, banheiros, área demarcada para banho, estacionamento para 300 veículos e reforço na segurança com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins. Os shows ocorrem sempre nos fins de semana, com atrações locais e nacionais.

No sábado (19), sobem ao palco DJ Luiz, Samba de Quina e Baile do Máskara. No domingo (20), a atração será Forró do Pegador. Na semana seguinte, estão previstos DJ Annonymo Led, Débora e Gerúsia, Luan Piseiro Barão (sábado, 26), e Maike Allan e Deavily Santos (domingo, 27).

Anúncio no meio do texto

Impacto na economia local

A temporada também impulsiona a economia. Comerciantes locais, como o barraqueiro Zé Neres, relatam aumento significativo nas vendas. “Eu trabalho com minha família e sete funcionários, e mesmo assim mal damos conta da demanda”, disse.

Turistas de diversas regiões visitam o local. A empresária Natália Freitas, que mora na Bélgica, elogiou a estrutura: “É maravilhoso, dá vontade de ficar aqui o dia inteiro. A paisagem, o clima, a comida, tudo perfeito”.

Praia do Coco realiza vasta programação durante a Temporada de Praia 2025 – Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins

Atrativos naturais e históricos

Babaçulândia conta com mais de 80 cachoeiras catalogadas, além da Serra da Matança, ideal para trilhas e escaladas. A proximidade com o Parque Nacional da Chapada das Mesas, no Maranhão, amplia o potencial turístico da região. Um dos principais atrativos é a Cachoeira do Jenipapo, a 40 minutos do centro, com estrutura para receber visitantes.

Ações sustentáveis

A cidade será contemplada pelo projeto Praia Consciente, da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), entre os dias 1º e 3 de agosto. A iniciativa prevê educação ambiental, atividades recreativas e cadeiras anfíbias para pessoas com mobilidade reduzida.

Além disso, a praia concorre ao Selo Praia Responsável da Setur, que certifica práticas sustentáveis. Em 2025, praias permanentes como a do Coco também podem ser premiadas com até R$ 80 mil por boas práticas ambientais.

Reconhecimento turístico

Oficialmente reconhecida como Capital Tocantinense do Turismo (Lei nº 4.183/2023), Babaçulândia busca consolidar-se como referência no norte do estado. “Estamos com uma programação maravilhosa, organizada com apoio do Governo do Tocantins”, disse o prefeito Ismael Ferreira. Já o secretário municipal de Turismo, Rodrigo Balasso, destacou: “A parceria com o Estado é essencial. A cidade e a cultura local ganham muito com isso”.

Informações: Guilherme Lima/Governo do Tocantins

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais