Proposta do vereador Folha para criação de comissão especial que estudará reorganização territorial de Taquaruçu é aprovada na Câmara

Com o objetivo de modernizar e aprimorar a gestão pública no distrito de Taquaruçu, o vereador Folha (PSDB) apresentou requerimento solicitando a criação de uma Comissão Especial para estudar a reorganização administrativa e territorial da localidade. A proposta foi aprovada pela Câmara Municipal de Palmas em junho, após receber a subscrição de outros 10 vereadores, o que viabilizou sua tramitação e aprovação.

Conforme o vereador Folha, a iniciativa busca possibilitar a atualização dos limites distritais, a definição de zonas específicas de uso como turística, habitacional e comercial, a promoção da regularização fundiária, o planejamento de novas infraestruturas e a integração mais eficiente do distrito às políticas públicas municipais. “Essa é uma ação necessária para garantir um desenvolvimento mais justo, ordenado e sustentável para Taquaruçu”, destacou.

Na justificativa do requerimento, Folha ressaltou que o crescimento populacional do distrito tem trazido novos desafios à organização urbana e administrativa da região, especialmente em função de sua forte vocação turística. A falta de uma delimitação territorial precisa, aliada à carência de infraestrutura e à ausência de diretrizes claras para o uso do solo, compromete a qualidade de vida dos moradores, reduz o potencial de arrecadação fiscal e ameaça a preservação ambiental da localidade.

Anúncio no meio do texto

A comissão será composta por cinco vereadores, indicados pelo presidente da Casa, respeitando a proporcionalidade partidária. O grupo terá um prazo de 60 dias, a partir da instalação da comissão, para apresentar um estudo detalhado com propostas que contemplem as demandas urbanas, ambientais e estruturais do distrito. A expectativa é de que os trabalhos tenham início em agosto.

Texto: Edilene Chaves

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais