Sorrisos nas Aldeias: programa atendeu mais de 5 mil indígenas em um ano
Mais de 5 mil indígenas, de 60 aldeias distribuídas em 13 municípios do Tocantins, já foram atendidos pelo programa Sorrisos nas Aldeias, executado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) em parceria com o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI-TO), a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e as Secretarias Municipais de Saúde (Semus) das cidades que possuem polos indígenas.
A ação faz parte do programa nacional Um Sorriso do Tamanho do Brasil, da ABO, e inclui palestras educativas, distribuição de kits de higiene bucal e escovação supervisionada com foco na prevenção de doenças e na promoção da saúde bucal. As atividades são conduzidas por técnicos da SES-TO e profissionais convidados.
De acordo com Luiz Fernando Varrone, responsável pelo programa e pela Área Técnica de Saúde Bucal da SES-TO, a iniciativa representa um avanço na atenção odontológica às comunidades indígenas. “A parceria entre a SES-TO, DSEI Tocantins e a Colgate foi essencial para o sucesso da iniciativa, possibilitando ações educativas e preventivas com impacto positivo na qualidade de vida dos participantes”, afirmou.

As ações incluem também orientações sobre alimentação saudável e valorização dos sistemas alimentares tradicionais indígenas. “Falar sobre alimentação saudável com os povos indígenas é, primeiramente, reconhecer que esses povos têm seus próprios sistemas alimentares e uma relação muito profunda com a natureza e os saberes tradicionais”, explicou o nutricionista da SES-TO, Walter Soares.
A diretora de Saúde Bucal da Semus de Lagoa da Confusão, Elisa Maria Coelho, destacou o impacto do programa em sua região. “Mais que um atendimento odontológico, é um gesto de amor, valorização cultural e compromisso com a dignidade dos povos indígenas.”
Segundo o secretário estadual de Saúde, Carlos Felinto, o programa reforça o compromisso do Governo do Tocantins com a integralidade da atenção à saúde. “Parabenizo à equipe da Área Técnica de Saúde Bucal da Diretoria de Ação Primária da Secretaria pela iniciativa e aos parceiros que colaboram com as ações.”