Quatro ataques de piranhas são registrados em Palmas no último fim de semana
O primeiro fim de semana da temporada de praias em julho teve quatro registros de ataques de piranhas na Praia do Caju, em Palmas. Os incidentes ocorrem em meio ao início da temporada de praias e acenderam o alerta das autoridades quanto à presença dos peixes em áreas de banho. A orientação principal do Corpo de Bombeiros é que os banhistas evitem jogar alimentos no rio, ação que pode atrair os animais.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o aumento de pessoas nas praias, especialmente durante a temporada de julho, costuma intensificar a oferta de comida nas áreas de banho — seja por descarte intencional ou acidental — o que contribui para o surgimento de piranhas. Em entrevista à TV Anhanguera, o tenente-coronel Nilton Rodrigues explicou que os peixes se aproximam da margem em busca de alimento e acabam ferindo banhistas.
A corporação atua com equipes em cerca de 40 praias do Tocantins, sendo que metade dessas áreas contam com guarda-vidas formados pelos bombeiros. Para evitar acidentes, os militares reforçam a orientação de manter os espaços limpos e não atrair animais com restos de comida.
Em caso de mordida, a recomendação é lavar imediatamente o ferimento com água corrente, aplicar um curativo e, se necessário, procurar atendimento médico. A vítima deve sair da água assim que possível, já que o sangue pode atrair mais piranhas.
Para o público infantil, a orientação é o uso de calçado de borracha durante o banho, como forma de proteção não só contra mordidas, mas também contra pedras e vidros no fundo do rio.
Como medida preventiva, a Prefeitura de Palmas deu início à substituição da tela de proteção na área de banho da Praia do Caju. Segundo o prefeito em exercício Carlos Velozo (Agir), os trabalhos ocorrem com apoio do Corpo de Bombeiros, da Marinha e do Exército, e devem ser concluídos até sexta-feira (11).
Outras praias da capital também passam por manutenção. A gestão municipal informou que as praias das Arnos, do Buritis e do Caju estão recebendo ações de limpeza, retirada de entulhos, rastelagem e nivelamento de areia. Já a Orla da Praia da Graciosa passa por varrição e remoção de terra. No sábado (5), foram realizados serviços semelhantes na Praia do Prata e reforço de areia na Graciosa.