Aldeia Areia Branca recebe festival de cantos tradicionais Krahô

Com o objetivo de registrar e preservar o acervo musical tradicional do povo Krahô, o Festival Todas as Músicas Krahô – Encontro de Mestres Cantores e Cantoras será realizado entre os dias 3 e 6 de julho, na Aldeia Areia Branca, localizada na Terra Indígena Kraolândia, entre os municípios de Goiatins e Itacajá, no Tocantins.

A programação reunirá 50 mestres de canto, recitadores e instrumentistas de 12 das 42 aldeias Krahô. O evento busca fortalecer a memória cultural dos povos Timbira-Krahô/Apinajé por meio da gravação e documentação audiovisual de performances musicais e narrativas orais. As gravações serão feitas por técnicos Krahô capacitados, com acompanhamento de pesquisadores indígenas e não indígenas e da própria comunidade.

O material será digitalizado, transliterado e traduzido, servindo como base para pesquisas acadêmicas conduzidas pelo Núcleo Takinahaky da Universidade Federal de Goiás (UFG) e também como ferramenta educativa para associações locais.

Anúncio no meio do texto

Durante o festival, haverá ainda uma oficina multicultural de comunicação digital voltada a jovens indígenas, com aulas sobre produção de conteúdo para redes sociais usando celulares e computadores. A formação será ministrada por voluntários da Associação Ninho Cultural.

A programação envolve também atividades culturais como pinturas corporais, corridas tradicionais com flechas e toras, trocas de presentes, rodas de conversa e apresentações abertas à comunidade.

O festival integra a pesquisa de mestrado do professor Gregório Huhtê, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFG.

O evento é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério dos Povos Indígenas, com apoio da Associação Ninho Cultural, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFG, Revista PIHHY, Centro de Trabalho Indigenista (CTI), Universidade Federal do Tocantins (UFT) via Núcleo de Estudos e Assuntos Indígenas (NEAI), Toca Estúdio Taquarussu (Estúdio Móvel) e Governo do Tocantins, por meio das secretarias da Cultura (Secult) e dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot).

Contato para entrevistas e informações:
Gregório Huhtê Krahô – (63) 99275-7808 (WhatsApp)

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais