Coletivo SOMOS propõe criação da Casa de Acolhimento e Diversidade para população LGBTQIA+ em Palmas

O Coletivo SOMOS protocolou, na Câmara Municipal de Palmas, o Requerimento Nº 32/2025, sugerindo ao Executivo a criação da “Casa de Acolhimento e Diversidade”. A proposta visa a implantação de um espaço destinado ao atendimento humanizado e à proteção da população LGBTQIAPN+ em situação de violência e vulnerabilidade social.

O anteprojeto de lei anexo ao requerimento detalha a estrutura e os serviços previstos para a unidade, incluindo recepção e triagem, atendimento psicológico e social, orientação jurídica, ambulatório de saúde, alojamento temporário e áreas de capacitação profissional. A proposta também define fontes de financiamento, que incluem recursos orçamentários públicos, doações e parcerias público-privadas.

De acordo com a porta-voz do Coletivo, Thamires Lima, a proposta nasce da escuta ativa de demandas urgentes da comunidade LGBTQIAPN+ em Palmas. “Infelizmente, ainda são recorrentes os relatos de pessoas expulsas de casa, vítimas de violência e discriminação. A Casa de Acolhimento e Diversidade é uma resposta concreta e necessária para garantir acolhimento seguro, atendimento especializado e caminhos de autonomia”, afirmou.

Anúncio no meio do texto

A iniciativa também se alinha a princípios constitucionais de proteção à dignidade humana e aos compromissos internacionais de combate às desigualdades. O projeto prevê que espaços como esse sejam instalados preferencialmente em capitais e municípios com mais de 100 mil habitantes, como é o caso de Palmas.

Para o covereador Alexandre Peara, a medida representa um avanço no reconhecimento das especificidades da população LGBTQIAPN+. “Não podemos mais tratar com indiferença as violências sofridas pela comunidade. A criação dessa casa representa o compromisso de Palmas com os direitos humanos e com a promoção da igualdade de forma efetiva”, concluiu.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais