Emerson Silva leva exposição sobre manifestação do Povo Krahô para São Luís-MA

Selecionado para o SESC Amazônia das Artes 2025, o fotógrafo e documentarista Emerson Silva realiza nesta quinta-feira, 15, a vernissage da exposição “Festa do Peixe e Lontra – Histórias do Povo Krahô”, em São Luís, primeira de três capitais da região Amazônica que receberá as obras do artista tocantinense. A exposição é composta por 20 quadros com fotografias em tamanho A2, e ficará aberta à visitação gratuita do público maranhense até o dia 30 de maio, na Sala SESC de Exposições, localizada no bairro Jardim Renascença II.

Esta é a primeira vez que Emerson Silva faz uma exposição individual fora do Estado. “Venho participando de algumas coletivas há alguns anos, mas esta é a primeira individual. Estou muito alegre com isso tudo, em entender aonde a cultura do Tocantins me leva”, expressou o fotógrafo, que depois desta temporada em São Luís, ainda levará sua exposição para Teresina e Belém.

A programação da abertura da exposição na capital maranhense inclui o lançamento do livro “Festa do Peixe e Lontra”, em edição bilíngue, com fotos, ilustrações e textos, no qual Emerson Silva reuniu diversas histórias, mitos e lendas que fazem parte da cosmologia do Povo Krahô. O fotógrafo e documentarista também realizará a oficina “Fotografia em Contexto Indígena”, logo após a vernissage.

Anúncio no meio do texto

Documentário

A exposição e o livro são resultado de um trabalho de 20 anos de Emerson Silva na Terra Indígena Kraolândia, localizada entre os municípios de Itacajá e Goiatins, que retrata a manifestação cultural do Povo Krahô também contada no documentário “Tep mẽ Têêre jõ amjĩkĩn – Mẽhĩ jujarẽn xà” (Festa do Peixe e da Lontra – Histórias do Povo Krahô, na língua timbira), pelo guardião da história José Dilson Cuxý Krahô.

O documentário, realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (via Secretaria de Cultura do Tocantins em edital lançado em 2024), é narrado no idioma nativo Krahô com legendas em português. De acordo com Emerson Silva, “Festa do Peixe e da Lontra” é a segunda etapa de um projeto documental dedicado a registrar a riqueza cultural e a espiritualidade do povo Krahô. O projeto terá ainda, uma terceira etapa focada na documentação da própria festa, reforçando o compromisso com a preservação cultural.

Carreira

Emerson Silva tem mais de 22 anos de carreira como fotógrafo e documentarista das manifestações culturais do Tocantins, seus patrimônios materiais e imateriais, e os personagens da vida real de comunidades rurais, quilombolas e indígenas. Ao longo de sua carreira, acumulou sete prêmios de fotojornalismo do Ministério Público, Sebrae e Fecomércio, além de dois prêmios nacionais de Expressões Culturais Afro-brasileiras.

Assinou mais de 10 exposições individuais diversas, dentre elas, “Urucum: Sagrado Vermelho” (2024), “Morada da Inocência: entre a tristeza e a alegria” (2023) e “Águas Ancestrais” (2021). Além disso, participou de algumas exposições coletivas, das quais “Mulheres que Fazem a Diferença” (2012), no Palácio das Nações Unidas (ONU), em Genebra-Suíça, e “Dona Romana de Natividade e Seu Santuário” (2024), para o Museu de Arte Moderna de São Paulo.

Atualmente, faz parte da Associação de Arte Ninho Cultural, é membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI/IFTO), e atua como colaborador do A World Wide Fund for Nature Brasil (WWF Brasil).

Serviço

  • O que: Vernissage e lançamento do livro “Festa do Peixe e Lontra – Histórias do Povo Krahô”
  • Quando: 15 de maio (quinta-feira), às 14h
  • Onde: Sala SESC de Exposições (Jardim Renascença II)
  • Oficina: Fotografia em Contexto Indígena
  • Quando: 15 de maio (quinta-feira), após a vernissage
  • Onde: Sala SESC de Exposições (Jardim Renascença II)
Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais