Profissionais de saúde e voluntários levaram alegria para pacientes, acompanhantes e servidores.
Páscoa é um momento de transformação, esperança e reflexão. Também é tempo de celebrar a vida e renovar os laços de amor e união entre as pessoas. Nesse sentido, os hospitais geridos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizaram programações especiais, na semana santa.
O Hospital Geral de Palmas (HGP), Hospital Regional de Araguaína (HRA), Hospital Regional de Gurupi (HRG), Hospital Regional de Paraíso do Tocantins (HRPT) e o Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG), promoveram na semana de páscoa, ações especiais com as crianças internadas e servidores.
No HGP, profissionais da humanização e voluntários se esforçaram para levar alegria para os pequenos e suas famílias. Durante a semana de páscoa as crianças tiveram pintura de rosto, caça aos ovos e a visita da Trupe da Alegria, nas alas infantis, Na oncologia pediátrica também houve a participação dos voluntários que levaram chocolates, crepes, algodão-doce, fondue de chocolate com frutas, pintura de rosto, fantasias e muita alegria.
A psicóloga da brinquedoteca do HGP, Vanessa Flores Lima, é a personagem ovelha Mereré da Trupe e ressaltou a alegria de participar da ação. “É sempre muito gratificante poder levar alegrias para as crianças hospitalizadas que passam essas e tantas outras datas comemorativas em seus leitos. Quando a gente fala em cuidado integral, falamos também da saúde mental da mãe e da criança que precisa se sentir acolhida, ouvida e respeitada nesse processo de fragilidade”.
A Monica Lopes, mãe da Esther Vitória, de 11 anos, que está internada no HGP desde o dia 10 de abril ficou muito feliz com a visita da Trupe da Alegria. “Passar por datas como essa no hospital não é fácil, mas Deus sempre envia anjos para alegrar nosso dia. Ver minha filha sorrindo e se divertindo não tem preço”.
A dona de casa Solerrane Nunes e Silva, acompanha a filha Maria Júlia, de sete anos, que faz tratamento de câncer no HGP e aprovou a iniciativa. “Quando as crianças estão em tratamento acabam se privando de muitas atividades e momentos como esse fazem elas se sentirem acolhidas e animadas para passar por tudo que elas passam, com o tratamento, medicações”.
O HRA contou com uma ação especial no domingo de Páscoa, para as crianças com o “Projeto Doce Conexão e Sons da Recuperação: ações transformadoras no Hospital Regional de Araguaína”. Segundo a coordenadora do setor de Humanização, Nívea Morais Marinho do Nascimento, “a ação de Páscoa do Projeto consiste em levar mimos em forma de chocolates, fortalecendo vínculos entre colaboradores e pacientes através de gestos afetivos. Paralelamente, o Sons da Recuperação oferece alívio emocional e conforto, utilizando música e atividades lúdicas para humanizar o ambiente hospitalar, uma iniciativa que dialoga com práticas já adotadas em unidades de saúde, como programações especiais para crianças. Juntas, as ações reforçam o compromisso da instituição com o acolhimento integral, combinando doçura e sensibilidade no cuidado com pacientes, acompanhantes e equipes”.
No HRG também teve uma programação especial para as crianças. Durante a semana teve entrega de ovos de páscoa por voluntários ‘Os Mensageiros da Alegria, Palhaçoterapia’ com caça aos ovos, pintura facial, brincadeiras e música, ensaio fotográfico temático com os recém-nascidos e entrega de lembranças simbolizando a páscoa aos servidores pela equipe de humanização e direção.
Segundo o diretor-geral do HRG, Fernando Mota, “Páscoa é tempo de renovação e ressurreição, é uma forma de construir laços familiares dentro da unidade, ainda que a rotina seja desafiadora. Nosso objetivo é promover alegria, e levar a verdadeira mensagem para as crianças, familiares e servidores. Gostaríamos de agradecer também ao trabalho da humanização e de todos os voluntários, que não mediram esforços para realizar essa programação com as crianças”.
A mamãe do recém-nascido João Francisco, Loren Kelly, falou da felicidade em ter um ensaio fotográfico. “Pra mim foi uma felicidade enorme ver todo o carinho e cuidado que se tem com os bebês e crianças aqui no HRG. Essas fotos realizadas foram a prova do quão humanizado e especial foi nossa passagem no hospital”.
No HRPT, a programação contou com a celebração de um culto com o objetivo de lembrar da importância e o verdadeiro sentido da data e também a distribuição de lembrancinhas e um café da manhã para os servidores. A servidora Nubia Oliveira da Cunha participou da celebração e da mensagem especial de Páscoa. “Foi um momento de muita fé, reflexão e paz, importante para nós também, que muitas vezes não conseguimos passar essas datas com nossos familiares”.
No HRAUG, teve distribuição de ovos de páscoa e desenhos para cerca de 40 crianças. A ação foi possível graças a doações de médicos e voluntários.