Cultura Viva Tocantins segue com programação de encontros e mobilizações culturais no Tocantins

O programa Cultura Viva Tocantins, lançado no início deste mês, segue com uma robusta programação voltada ao fortalecimento da Rede Estadual de Pontos de Cultura, com encontros, escutatórias públicas e mobilizações territoriais. A iniciativa é conduzida pela Comsaúde – Comunidade de Saúde, Desenvolvimento e Educação, por meio do Pontão Estadual de Cultura Viva Tambores do Tocantins, em parceria com o Ministério da Cultura, a Universidade Federal do Tocantins e diversas entidades e coletivos culturais do estado.

O coordenador geral do Pontão, Marcio Bello, afirma que a construção de uma política cultural sólida se faz “a partir do território, com escuta e articulação. Este movimento é fundamental para que a cultura de base comunitária seja, de fato, reconhecida como política de Estado no Tocantins”. Além dos eventos presenciais, a cartilha interativa e a campanha online fortalecem o engajamento digital e a participação ampla da comunidade cultural.

A agenda inclui atividades em várias regiões do estado, buscando integrar os diferentes agentes culturais e fomentar a regulamentação da Lei Cultura Viva em níveis municipal e estadual.

Anúncio no meio do texto

Cartilha

Em simultâneo ao início da campanha de mapeamento, será lançada a Cartilha Interativa “Mapeando a Cultura Viva Tocantins”, desenvolvida pela equipe do Pontão Estadual Cultura Viva, que traz explicações objetivas sobre Pontinhos, Pontos e Pontões de Cultura, Mestres e Mestras, Agentes Cultura Viva, Territórios Culturais e Cultura de Base Comunitária; espaços interativos para anotações e inserção de logos dos parceiros; e QR Codes e links diretos para formulários, vídeos e redes sociais. A cartilha será apresentada durante a live de lançamento (23/04, quarta-feira próxima às 16h30) e ficará disponível para downloads.

Programa

A realização é da Comsaúde por meio do Pontão Estadual de Cultura Viva Tambores do Tocantins, em parceria com o Ministério da Cultura, a Universidade Federal do Tocantins, a Plataforma Colaborativas.Net e o GT Tocantins de Pontos de Cultura, que lançam a programação estratégica de diagnóstico, mapeamento, mobilização e articulação da Rede Estadual de Pontos de Cultura do Tocantins. A ação vai ser desenvolvida entre abril a junho, contando ainda com o apoio das secretarias estadual e municipais de Cultura, de Igualdade Racial e de Juventude, além de apoio do Comitê Estadual de Cultura, do Coletivo Somos Tocantins e das prefeituras de Mateiros, Araguaína e Gurupi.

Cultura Viva

O Cultura Viva é um programa gerido de forma compartilhada com ampla participação da sociedade civil, por meio da Comissão Nacional de Pontos de Cultura e em parceria com estados, municípios e outras instituições, como escolas e universidades. Desde a sanção da Lei nº 13.018/2014, que instituiu a Política Nacional de Cultura Viva, o programa já reconheceu e apoiou mais de 6.000 Pontos de Cultura em todos os estados e no Distrito Federal.

Nos dias 16 e 17 de maio, o Fórum Estadual de Pontos de Cultura do Tocantins, articulado pelo Encontro TEIA Cultura Viva do Tocantins, reunirá representantes de todos os Pontos, Pontões, Pontinhos, mestres, mestras e agentes para compartilhar resultados do diagnóstico, planejar ações futuras e consolidar a rede estadual como protagonista na política cultural.

Confira os próximos eventos da programação:

•         22/04 (terça, 09h) – Escutatória Pública da Lei Cultura Viva Municipal, em Taquaruçu, com a presença de representantes do setor cultural, juventude, igualdade racial e autoridades públicas. Local: Casa do Artesão – Ponto de Cultura.

•         23/04 (quarta, 16h30) – Lançamento da Cartilha Interativa “Cultura Viva Tocantins” e da campanha virtual de mapeamento (live em YouTube.com/Comsaude).

•         26/04 (sábado) – Encontro Regional em Mateiros, envolvendo comunidades do Jalapão e valorizando suas expressões tradicionais.

•         06/05 – Encontro Regional em Gurupi, com foco nos coletivos e agentes do sul do estado.

•         08/05 – Encontro Regional em Araguaína, articulando Pontos de Cultura do norte tocantinense.

•         15/05 (quinta, manhã e tarde) – Escutatória Cultural pelo Brasil, com a presença da secretária Márcia Rollemberg, do Ministério da Cultura, discutindo a Política Nacional para as Culturas Tradicionais e Populares.

•         16/05 – Audiência Pública da Lei Cultura Viva Municipal em Palmas e visita ao Pavilhão da Cultura na Agrotins (horário a confirmar).

•         17/05 (sábado) – Culminância da programação com o Fórum Estadual de Pontos de Cultura e o Encontro TEIA Cultura Viva Tocantins, reunindo toda a rede para o compartilhamento de diagnósticos e planejamento de ações futuras.

Assessoria de Imprensa: Cinthia Abreu

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais