Rodas de conversa e banners com mães e filhos autistas foram algumas das iniciativas promovidas pela unidade.
Durante todo o mês, o Hospital Regional de Araguaína (HRA) está realizando diversas ações de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A campanha, intitulada “Rostos da Dedicação”, traz fotos de mães com seus filhos autistas espalhadas por todo o hospital, além de rodas de conversa e outras atividades voltadas à informação e sensibilização de colaboradores da unidade, terceirizadas e acompanhantes de pacientes internados na unidade.
“As campanhas que realizamos com diversos temas, ao longo do ano, só reforçam o compromisso da gestão e da Secretaria de Estado da Saúde com a inclusão, empatia e cuidado humanizado”, disse a diretora-geral da unidade, Cristiane Uchoa.
A coordenadora do setor de Humanização, Nívea Moraes, destacou a relevância da campanha. “Ações como palestras, rodas de conversa e orientações são fundamentais para promover um atendimento mais acolhedor e inclusivo. A humanização na saúde visa melhorar a qualidade dos serviços e potencializar os tratamentos, criando um ambiente de respeito, empatia e inclusão para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A campanha busca esclarecer dúvidas, combater o preconceito e fortalecer a compreensão sobre o autismo, contribuindo para uma sociedade mais preparada para lidar com a diversidade”.
A técnica de enfermagem da Ala C, Carmelita Dias dos Santos, também compartilhou sua visão sobre a iniciativa. “É muito importante, bom para a gente aprender a lidar e oferecer um suporte adequado, um suporte merecido para eles. O autismo, por mais que seja algo conhecido, ainda é novo para muitos de nós, especialmente no que diz respeito às formas de cuidado. As pessoas ainda entendem pouco sobre ele, então essas ações de conscientização nos orientam, abrem a mente e nos ensinam a atender melhor os pacientes autistas. Aproveito para parabenizar a gestão, as diretoras, a responsável técnica da enfermagem, a equipe de humanização… As coisas estão acontecendo, e sou grata por isso”.
Artaiza Leonel, a mãe do pequeno José Carlos Leonel, teve a foto com o filho na campanha e agradeceu. “Como mãe de autista, fico imensamente feliz com a campanha de divulgação e conscientização do autismo dentro do HRA.Me emocionei em ver tantos colaboradores usando a tag com o tema e conversando sobre o assunto pelos corredores. Nós que vivemos as dificuldades do autismo na pele só esperamos das outras pessoas mais empatia, acolhimento e respeito. Pois o autismo não é uma sentença, não é uma doença, é apenas um jeito diferente de ser e de ver o mundo”.