Vereador Léo da Saúde propõe programa de assistência domiciliar com monitoramento remoto para idosos e pessoas com deficiência
O vereador Léo da Saúde protocolou na Câmara Municipal de Palmas o Projeto de Lei nº 11/2025, que visa a criação do Programa de Assistência Domiciliar para pacientes idosos ou com deficiência. A iniciativa oferece um suporte mais eficiente aos cidadãos que se referem a cuidados contínuos, utilizando dispositivos de monitoramento remoto para garantir um acompanhamento médico mais ágil e seguro.
Segundo o parlamentar, o objetivo do projeto é facilitar o acesso à saúde para pessoas que têm dificuldades de locomoção, diminuindo a necessidade de deslocamentos frequentes para unidades de atendimento e permitindo um monitoramento em tempo real do estado de saúde dos pacientes.
“O uso da tecnologia na saúde é um grande avanço para garantir qualidade de vida e segurança aos nossos idosos e pessoas com deficiência. Com esse programa, poderemos acompanhar sinais específicos e outros dados importantes, permitindo uma intervenção rápida sempre que necessária”, explicou Léo da Saúde.
Se aprovado, o programa será implementado pela Secretaria Municipal de Saúde, que terá a responsabilidade pela disponibilização dos dispositivos de monitoramento, além da capacitação dos profissionais para a análise dos dados e atendimento remoto.
A proposta agora segue para análise das comissões da Câmara Municipal antes de ser votada em plenário. Caso seja sancionado, Palmas poderá fazer referência na adoção de tecnologia para a saúde domiciliar.