Tocantins sedia evento nacional que discute inteligência no Poder Judiciário

Encontro começa nesta quarta-feira, dia 26, e segue até quinta, dia 27, no auditório do Tribunal de Justiça, em Palmas.

O Tocantins será centro dos debates sobre o fortalecimento das práticas de segurança e inteligência no âmbito do Poder Judiciário brasileiro. Nesta quarta e quinta-feira (26 e 27/3), acontece o VI Encontro Nacional de Inteligência do Poder Judiciário, no auditório do Tribunal de Justiça do Estado (TJTO), com a participação de magistrados (as) e servidores (as) do sistema de Justiça de todo o Brasil, assim como de profissionais, autoridades e especialistas nas áreas jurídicas, de inteligência e de segurança institucional.

A solenidade de abertura será realizada nesta quarta (26), às 9h30. O painel de abertura, com o tema “Da Inteligência Integrada e Interoperativa no Contexto da Política e do Sistema Nacional de Segurança do Poder Judiciário”, será conduzido pelo palestrante Fábio de Carvalho Rodrigues Paraguassu, chefe da Divisão de Segurança do Conselho Nacional de Justiça.

Anúncio no meio do texto

A programação segue até quinta (27) e conta com 12 palestras de interesse para profissionais com atribuições nas áreas de inteligência e segurança institucional e à comunidade de inteligência local. O objetivo é aprimorar a execução das atividades de segurança institucional e inteligência no âmbito do Poder Judiciário brasileiro.

Para a presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, o encontro é fundamental para o aprimoramento da segurança institucional. “Considerando o contexto atual, caracterizado pelo avanço tecnológico e pela atuação cada vez mais elaborada de grupos criminosos, o compartilhamento de novas tecnologias entre os agentes estatais se torna crucial para o exercício da magistratura”, destacou.

A programação completa pode ser conferida aqui.

VI Encontro

O encontro é promovido pelo Tribunal de Justiça do Tocantins, por meio do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS), que é coordenado pela desembargadora Jacqueline Adorno, em parceria com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat).

Alinhado à Política Nacional de Segurança do Poder Judiciário, regulamentada pela Resolução nº 435 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de 2021, o evento é coordenado pelo corregedor-geral da Justiça do Estado, desembargador Pedro Nelson de Miranda Coutinho. “Aqui, uniremos esforços para compartilhar conhecimentos e fortalecer a inteligência do Poder Judiciário, garantindo mais eficiência e segurança em nossas instituições”, afirmou, citando que participantes vão fortalecer a “integração da comunidade da inteligência judiciária” para “construir parcerias e soluções inovadoras.”

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais