Saneamento de Araguaína é aprovado por auditoria pelo 5° ano consecutivo

Empresa de âmbito nacional com mais de 25 anos de experiência em auditorias avaliou positivamente todos os demonstrativos financeiros e relatórios de execução das obras.

O relatório anual do Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína, financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe – CAF, foi aprovado pelo 5° ano consecutivo por uma auditoria independente realizada no início deste mês de março. A análise financeira e física faz parte da prestação de contas com o órgão financiador.

Acompanhados da equipe da Unidade de Gerenciamento do Projeto (UGP) e da Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos (Cobrape), os auditores da Sá Leitão, empresa de auditoria, consultoria e governança corporativa com sede em Recife (PE), visitaram as obras em execução e as que foram entregues no decorrer de 2024, além de avaliar os demonstrativos financeiros.

Anúncio no meio do texto

“Durante as vistorias, apresentamos aos auditores os demonstrativos financeiros do projeto, os relatórios de contratações e de evolução das obras. Obtivemos a aprovação de todos os procedimentos, sem restrições, pelo 5° ano. Isso mostra transparência e correção na aplicação dos recursos”, destacou o coordenador geral da UGP, arquiteto Cid Forghieri.

Visita às obras

Os auditores visitaram as obras em execução da Avenida Governador Siqueira Campos (1ª e 2ª etapa) e das três bacias de detenção em implantação no curso do córrego Neblina.

A primeira etapa da Avenida Governador Siqueira Campos, trecho iniciado na Via Norte, a partir do Jardim Goiás, cruzando os setores Noroeste, Vila Rosário e Setor Couto Magalhães até a Avenida Castelo Branco, já conta com 87,7% das obras executadas. A segunda etapa, que ligará a Av. Castelo Branco aos setores Universitário, Vila Santiago, Bela Vista e Vila Norte, já ultrapassou 43% de execução.

Das três bacias de detenção de águas pluviais, 36,7% do recurso já foram utilizados, por meio da execução da BND 3 – Bacia Castelo Branco, que já se encontra em fase de conclusão, com 80% executados e previsão de início de operação a partir do final do próximo mês.

As vistorias foram conduzidas de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria. “As obras estão sendo executadas de acordo com o previsto nos contratos firmados com a Prefeitura de Araguaína e estão respeitando o cronograma”, afirmou o sócio da empresa, Leonardo Barbosa. 

Demonstração dos investimentos no projeto

Após a vistoria às obras, a UGP apresentou aos auditores todos os demonstrativos referentes ao projeto, como fundos recebidos, desembolsos efetuados, acompanhados das notas explicativas e informações financeiras complementares.

Diante dos dados apresentados e informações coletadas durante as vistorias, os auditores informaram em seu relatório que a Prefeitura de Araguaína, por meio da UGP e da Secretaria da Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, adota mecanismos de controle adequados, estabelecendo satisfatoriamente as segregações de funções e controles definidos sobre a movimentação dos recursos do empréstimo.

Constataram ainda que todos os procedimentos de aquisição e contratação passam pela Comissão Permanente de Licitação (CPL), que a UGP adota os procedimentos de informação e comunicação de forma clara e transparente e que dispõe de uma empresa de auditoria independente acompanhando toda a execução do projeto, com o objetivo de obter uma opinião profissional e independente sobre as informações financeiras e operacionais exigidas pelo banco financiador.

Projeto integrado

O Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína prevê a implantação de asfalto e drenagem em vias, construção de bacias de detenção e vários parques urbanos e de preservação, como o Nascentes do Neblina, Raizal e São Miguel.

Por meio do projeto, já foram realizados diversas obras de infraestrutura em Araguaína, como a implantação da Via Norte e extensão da Avenida Campos Elísios, que foi revitalizada e ligada à BR-153, além da drenagem, pavimentação e urbanização dos setores Morada do Sol 2, Alaska, Jardim América, Dona Nélcia, Itatiaia, Itaipu, Tocantins, Jardim Vitória, entre outros.

Atualmente, o projeto já conta com mais de 74% dos recursos aplicados e a conclusão total das obras está prevista para o segundo semestre de 2026.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais