HGP promove o 1º encontro do grupo de acolhimento a paciente câncer de cabeça e pescoço

O câncer gera um impacto em todas as esferas da vida do participante, incluindo sua autonomia e autoestima. Para dar suporte a estes usuários  foi realizado na quarta-feira, 05, o 1º  Encontro do Grupo de Acolhimento a pacientes de câncer de cabeça e pescoço (Gal) do Hospital Geral de Palmas (HGP). Na ocasião, foi entregue  aos pacientes a carteira de vacina de imunização especial, sendo o HGP o primeiro hospital do Tocantins a oferecer o documento aos seus pacientes em parceria com a Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (ACBG Brasil).

 “A ideia do grupo é acolher nossos pacientes e viabilizar interações e fortalecimento de vínculos, possibilitando apoio emocional, informações e orientações, ajudando-os no enfrentamento do cenário vivenciado, garantindo aos integrantes a percepção da situação real, por meio da informação. O HGP se tornou referência na região norte e também do câncer de cabeça e pescoço. Nós incentivamos  nossos pacientes para que eles não desistam do tratamento. A nossa estatística de desistência altíssima, chega a ser 60%. No Estado existem cerca de 300 pacientes ativos em tratamento”, ressaltou a fisioterapeuta do Serviço de Reconstrução de Crânio Facial do HGP, Talita Brunes.

A profissional acrescentou ainda, “A ACBG Brasil é uma organização da sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, habilitada como OSCIP que trabalha em prol dos portadores de câncer de cabeça e pescoço e seus familiares em todo o Brasil”.

Anúncio no meio do texto

Segundo o diretor administrativo do Hospital Geral de Palmas (HGP), Gileno Oliveira “a direção do HGP junto com a equipe técnica da especialidade cabeça e pescoço tem uma satisfação imensa em participar desse momento tão importante em contribuir para que esses pacientes tenham acesso a um tratamento integral e de qualidade, com reabilitação adequada e garantindo seus direitos básicos”, informou.

O servidor público Josimar Braga, de 52 anos,  foi diagnosticado com câncer  em 2010 e  a doença retornou 10 anos depois. “Quando voltou a doença  eu iniciei a  minha primeira consulta no HGP onde tive meu primeiro contato com especialistas do hospital. Hoje eu vivo uma vida normal, já estou trabalhando e aproveitei para estudar. Tomei posse recentemente em um concurso. Este grupo vem para somar e dar suporte a nós pacientes”, declarou.

A Ângela Bezerra, de 47 anos, descobriu câncer na tireoide em 2019, e contou que, “descobri que eu tinha doença, fiz cirurgia e fui bem acolhida pela equipe multiprofissional  no HGP. Teve um momento que eu não conseguia movimentar o meu pescoço. Fiz fisioterapia e  tive um  resultado bom, porque o meu pescoço já mexia e consegui dormir normal. Este grupo eu não tenho nem palavras para explicar. É muito gratificante, ajudará muitas pessoas e agora também  conta com a carteirinha de vacina de  imunização especial”.

Carteirinha

A carteirinha de Imunização especial da ACBG Brasil foi criada para informar o seu direito ao acesso a vacinas essenciais para pessoas com doenças crônicas, como o câncer. Com ela, os pacientes têm acesso a vacinas oferecidas nos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIEs), que são importantes para proteger a saúde durante o tratamento, prevenindo infecções e garantindo mais qualidade de vida.

Benefícios da carteirinha: informa o seu direito ao acesso a vacinas específicas para pessoas com doenças crônicas; reforça a importância da recomendação e aplicação por profissionais qualificados e do fortalecimento do sistema imunológico para enfrentar doenças como o câncer e facilita o acompanhamento de vacinas essenciais antes, durante e após o tratamento.

Referência

O Serviço de Reconstrução de Crânio Facial do HGP dispõe de uma equipe qualificada e multidisciplinar de assistência aos doentes com câncer de cabeça e pescoço, que inclui assistência médica, odontológica, fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia, que fazem a diferença para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

As lesões e os tumores deste tipo de câncer são acometidos em diversas áreas, entre elas: lábios, cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua e assoalho), nasofaringe, orofaringe (amígdalas, palato mole e base de língua), hipofaringe, fossas nasais, laringe, cavidade nasal, seios paranasais, glândulas salivares e glândula tireóide, responsáveis pelas funções de fala, deglutição, respiração, paladar e olfato.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais