Agência de Metrologia alerta sobre a importância do uso da cadeirinha veicular

O uso adequado da cadeirinha pode salvar vidas e garantir a proteção dos pequenos em caso de imprevistos.

Seja na estrada, na cidade e em qualquer destino, para o transporte veicular de crianças de até 10 anos de idade ou com 1,45 m de altura devem obrigatoriamente usar cadeirinhas ou assentos de elevação – é o que preconiza a Lei da Cadeirinha.

Os equipamentos são escolhidos para garantir a segurança das crianças nos carros, sendo importante destacar que são mercadorias que são certificadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A cadeirinha infantil é um dispositivo fundamental para proteger as crianças em veículos e precisa estar de acordo as normativas do órgão.

Anúncio no meio do texto

A Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM), órgão delegado Inmetro, permanentemente fiscaliza o comércio de vendas de cadeirinhas com o objetivo de garantir que o produto atenda aos padrões de segurança específicos. E, os técnicos da área de qualidade da AEM reforçam aos pais e responsáveis por menores que fiquem atentos na hora de adquirir o produto, observando se a mercadoria está dentro dos padrões de segurança e às recomendações dos fabricantes.

Critérios importantes para cada tipo de cadeirinha:

O dispositivo de segurança é dividido em grupos que se relacionam com a faixa etária e o peso da criança.

· Bebê conforto: usado do nascimento até 1 ano de idade ou até 13 Kg;

· Cadeirinha ou “cadeira de segurança”: ideal para crianças de 1 a 4 anos de idade, com peso de 9 a 18 kg;

· Dispositivo “assento de elevação” ou booster: utilizado por crianças com idade entre 4 e 10 anos.

Mais segurança no trânsito

A escolha e instalação correta da cadeirinha infantil são cruciais para garantir a segurança das crianças enquanto estão em um veículo. O Inmetro estabelece normas técnicas rigorosas para garantir que esses dispositivos atendam às regulamentações.

A Agência de Metrologia alerta que além dos pais estarem atentos às especificações do item de segurança, as empresas também têm a obrigação de comercializar produtos que ostentam o Selo de Identificação da Conformidade e o número do registro do Inmetro.

De acordo com a presidente em exercício da Agência de Metrologia, Débora Vasconcelos, “é importante que os pais ou responsáveis observem que o item atenda às normas brasileiras de segurança e tenha o selo de conformidade do Inmetro fixado. Além disso, todas as informações obrigatórias, como idade e peso, devem estar descritas nos produtos”, destaca a gestora.

Irregularidades podem ser denunciadas na Ouvidoria

Consumidores que desconfiarem de irregularidades devem entrar em contato pela Ouvidoria do Inmetro, pelo telefone 0800 285 1818 (segunda a sexta-feira, das 9 h às 17 h) ou pelo site www.gov.br/inmetro/ouvidoria e, também pela Ouvidoria da AEM-TO – pelo e-mail ouvidoria@aem.to.gov.br, ou no telefone/Whatsapp – (63) 32182076 ou através do site do AEM-TO www.to.gov.br/aem no link “Ouvidoria”.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais