Regulariza Paraíso entrega 56 títulos definitivos aos moradores da Vila Chapadão

Esta é a 5ª entrega de títulos de regularização fundiária, beneficiando mais de 400 famílias. Para 2025 a meta é regularizar o setor Oeste, com estimativa de 3 mil imóveis.

Cinquenta e seis famílias da Vila Chapadão vão encerrar o ano de 2024 com o título de suas propriedades em mãos. É que a Prefeitura de Paraíso do Tocantins, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio (SIC), entregou na noite desta segunda-feira, dia 16, os títulos definitivos dos imóveis a esses 56 beneficiários. A cerimônia foi realizada às 19h, às margens da BR-153, na Vila Chapadão, setor localizado na região Norte de Paraíso.  

Esta, que é a 5ª entrega de títulos de regularização fundiária, é fruto de parceria entre a Prefeitura e o Poder Judiciário, por meio do Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária (Nupref) da Corregedoria-geral de Justiça, e com o apoio do Cartório de Registro de imóveis da cidade.

Anúncio no meio do texto

O Prefeito de Paraíso, Celso Morais, destacou o orgulho em poder finalmente entregar os títulos definitivos da Vila Chapadão. “Foram 4 anos de muito trabalho e muita dedicação. Hoje, fazer parte aqui da 5ª entrega desse programa tão bonito me deixa muito feliz. A Vila Chapadão, um setor muitas vezes escanteado e que ninguém mais acreditava que a regularização chegaria. E aqui estamos! Essa é uma das nossas características. Trabalhar de forma organizada e colocando o povo sempre em primeiro lugar”. 

A Secretária de Indústria e Comércio de Paraíso, Juliana Martins,  reforçou que o Programa Regulariza Paraíso, dá dignidade às famílias que ainda não têm os seus títulos. “Iniciamos os trabalhos aqui na Vila Chapadão ainda em 2023 e diante das peculiaridades do setor, foram quase 16 meses para concluir. Então é uma honra para mim estar à frente da secretaria e participar desse momento junto com a comunidade da Vila Chapadão”.

A Corregedora-Geral de Justiça do Tocantins, Desembargadora Maysa Vendramini Rosal,  que também é presidente do Fórum Fundiário Nacional, ressaltou que a ação é muito importante por ser um projeto de cidadania, porque faz com que a população tenha mais segurança. “Morar no que realmente é seu, com documento. Isso gera vários benefícios, dentre eles a valorização inclusive do imóvel. A regularização é uma união de forças, não é só o Poder Judiciário que está nesse projeto. Esse projeto envolve o município, o Estado, através do Tocantins Parcerias e também o Cartório de Registro de Imóveis”.

O Juiz Coordenador do Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária (Nupref), Wellington Magalhães, pontuou que a partir dessa entrega, as pessoas efetivamente passam a ter um direito concretizado, o direito fundamental à moradia. “É um momento muito especial. Às vezes, moradores que aguardam por 10, 15, 20 anos para ter o documento da sua residência e quando chega no dia da entrega o que nós testemunhamos é uma alegria sem fim. Então, é um momento muito especial de se festejar a concretização desse direito tão importante que é o direito de moradia, através da regularização fundiária”.

Mãe de dois filhos, a dona de casa Bianca Costa, que é moradora do setor há 25 anos, fala do significado em receber o título definitivo da sua propriedade. “Está sendo muito gratificante saber que eu tenho algo para o futuro, para os meus filhos e uma segurança para mim de saber que algo é meu, que está no meu nome. Para mim é uma grande honra, uma oportunidade. É uma bênção do Senhor que ele está me dando nesta noite. Estou muito feliz e quero agradecer ao Prefeito e a todos que estão envolvidos”.

Regulariza Paraíso

Por meio do programa Regulariza Paraíso, desenvolvido pela Secretaria de Indústria e Comércio desde o início da atual gestão, foram entregues mais de 400 títulos de propriedade.  

O Regulariza é um programa de regularização fundiária que prioriza pessoas de baixa renda para que elas possam obter o título definitivo de sua propriedade, trazendo dignidade social. Já foram regularizados o distrito de Santa Luzia e os setores Santana, Vila Genoveva, Joaquim Gomes Cardoso e a Vila Chapadão. 

A previsão para 2025 é regularizar o setor Oeste de Paraíso, cuja estimativa é de mais de 3 mil imóveis.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais